O Grupo Vila Galé aposta no ténis e no padel como motores do turismo desportivo em Portugal. Quer oferecer bem-estar e qualidade de vida, mas acima de tudo quer criar memórias e experiências únicas.
O Grupo Vila Galé, uma das maiores cadeias hoteleiras em Portugal, tem vindo a consolidar uma estratégia clara de apoio ao desporto, em particular às modalidades de raquetes como o ténis e o padel. Esta aposta reflecte-se tanto nos patrocínios como na integração de infra-estruturas nos seus hotéis, tornando- se um exemplo de como o sector do turismo pode unir forças com o desporto para criar experiências diferenciadoras, captar novos públicos e reforçar a notoriedade da marca.
Para o grupo hoteleiro, o investimento no ténis e no padel está longe de ser uma decisão pontual. Trata-se de uma aposta estratégica que se enquadra numa visão mais ampla de promoção de estilos de vida saudáveis e experiências de bem-estar. «Apoiar estas modalidades é uma forma de reforçar o nosso compromisso com o desenvolvimento desportivo, estilo de vida saudável, esforço, dedicação e lealdade», afirma a marca, salientando que estes pilares definem igualmente a identidade do Vila Galé e a forma como se relaciona com clientes e parceiros.
O envolvimento do Vila Galé no universo do desporto de raquetes tem-se traduzido num impacto concreto, não só ao nível da experiência do hóspede como também da visibilidade da marca. «O balanço é bastante positivo. Patrocinar este tipo de eventos desportivos reforça o nosso posicionamento como uma marca que valoriza o bem-estar, desporto e a qualidade de vida», referem os responsáveis. Aliás, esta aposta permite-lhes fortalecer a ligação emocional com os clientes e alcançar novos públicos, aumentando a visibilidade da marca em contextos que reflectem os valores da mesma. Nesse sentido, a integração destas modalidades nas infra-estruturas hoteleiras permite «oferecer uma experiência mais completa e reforçar esta ligação com o desporto».
Ao associar-se a estas práticas, o grupo consegue também criar memórias e emoções, que vão para além da estadia, não só de quem pratica as modalidades, como da família que os acompanha. «O impacto é claramente positivo, reflectido numa maior fidelização, mas também notoriedade da marca e dos seus valores.»
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
A estratégia de patrocínio e integração de desporto nas unidades Vila Galé tem sido igualmente eficaz na atracção de um público específico, com interesses bem definidos. «Perfis que dão valor ao estilo de vida saudável e activo, ao convívio, a experiências entre amigos e família. Que gostam de sair, explorar, conhecer.» São precisamente estes consumidores que procuram destinos que ofereçam mais do que apenas alojamento – procuram vivências, desafios e momentos de partilha.
Além dos campos de ténis e padel que disponibiliza em várias unidades Vila Galé, o grupo tem uma presença activa em clubes e competições, com destaque para colaborações assíduas com o Rackets Pro, CIF (Clube Internacional de Foot-Ball) e o Clube de Ténis de Oeiras (CETO). Além disso, patrocina eventos como o Pink Padel, A Bola Corporate League e o Cork Padel.
Uma parceria de longa data com a Federação Portuguesa de Ténis e uma colaboração com o antigo tenista profissional Frederico Gil reforçam o compromisso da marca com estas modalidades. «O Frederico Gil explora alguns campos dos nossos hotéis com diferentes actividades ao longo do ano», explica a empresa.
Para este ano ainda, os planos incluem o patrocínio de torneios com o naming da marca no CIF, Rackets Pro e CETO, além do apoio e participação em torneios solidários – como é o caso do Pink Padel – e corporativos, como o Cork Padel e A Bola Corporate League. «Preferimos apoiar eventos que possam ter impacto junto de jovens com menos acesso a recursos e patrocínios, alinhados com o ADN familiar da nossa marca», sublinham.
Por sua vez, a presença digital do Vila Galé desempenha um papel importante na amplificação do impacto dos patrocínios. Através de canais como o Instagram (@vilagale.pt), o grupo divulga campanhas promocionais, oferece vouchers, estadias e prémios associados a competições, envolvendo tanto o público participante como os seguidores da marca e dos parceiros. Este esforço de comunicação é essencial para garantir que os investimentos se traduzem em notoriedade e, idealmente, em reservas. «Esses investimentos geram negócios directos, como a hospedagem de atletas e a organização de competições.»
MAIS DO QUE RAQUETES
Apesar do foco no ténis e no padel, o Vila Galé não se limita a estas modalidades. A marca tem apoiado várias outras práticas desportivas, incluindo rugby, golfe, ciclismo, vela, maratonas, trails e até o Comité Olímpico. Esta abrangência mostra um compromisso transversal com o desporto e com a criação de valor para os clientes.
O Vila Galé conta também com um grupo de embaixadores ligados a diferentes modalidades, entre os quais se destacam Frederico Gil (ténis), Pedro Sousa (surf), Maria Caetano (equestre), João Paulo Sousa (mergulho), Jorge Gabriel (golfe) e Pedro Fernandes (ecoturismo). Esta diversidade reflecte a abrangência da marca e a sua ligação ao desporto em múltiplas frentes.
Para o futuro, a tendência é clara: o turismo está cada vez mais associado ao bem-estar e à actividade física. O Grupo Vila Galé reconhece esse facto e pretende posicionar-se como uma referência neste segmento. «Há cada vez mais pessoas a procurar este estilo de vida activo e saudável, de convívio, e por isso acreditamos que é uma aposta positiva.»
Com uma estratégia sólida, o grupo hoteleiro acredita que pode «atrair um público cada vez mais fiel» e, ao mesmo tempo, «reforçar o compromisso com o desporto e o bem-estar», consolidando-se como um player de peso no turismo desportivo nacional.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Desporto Raquetes”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.