Vila Galé: Turismo com alma desportiva

Cadernos
Marketeer
18/06/2025
08:30
Cadernos
Marketeer
18/06/2025
08:30
Partilhar

O Grupo Vila Galé aposta no ténis e no padel como motores do turismo desportivo em Portugal. Quer oferecer bem-estar e qualidade de vida, mas acima de tudo quer criar memórias e experiências únicas.

O Grupo Vila Galé, uma das maiores cadeias hoteleiras em Portugal, tem vindo a consolidar uma estratégia clara de apoio ao desporto, em particular às modalidades de raquetes como o ténis e o padel. Esta aposta reflecte-se tanto nos patrocínios como na integração de infra-estruturas nos seus hotéis, tornando- se um exemplo de como o sector do turismo pode unir forças com o desporto para criar experiências diferenciadoras, captar novos públicos e reforçar a notoriedade da marca.

Para o grupo hoteleiro, o investimento no ténis e no padel está longe de ser uma decisão pontual. Trata-se de uma aposta estratégica que se enquadra numa visão mais ampla de promoção de estilos de vida saudáveis e experiências de bem-estar. «Apoiar estas modalidades é uma forma de reforçar o nosso compromisso com o desenvolvimento desportivo, estilo de vida saudável, esforço, dedicação e lealdade», afirma a marca, salientando que estes pilares definem igualmente a identidade do Vila Galé e a forma como se relaciona com clientes e parceiros.

O envolvimento do Vila Galé no universo do desporto de raquetes tem-se traduzido num impacto concreto, não só ao nível da experiência do hóspede como também da visibilidade da marca. «O balanço é bastante positivo. Patrocinar este tipo de eventos desportivos reforça o nosso posicionamento como uma marca que valoriza o bem-estar, desporto e a qualidade de vida», referem os responsáveis. Aliás, esta aposta permite-lhes fortalecer a ligação emocional com os clientes e alcançar novos públicos, aumentando a visibilidade da marca em contextos que reflectem os valores da mesma. Nesse sentido, a integração destas modalidades nas infra-estruturas hoteleiras permite «oferecer uma experiência mais completa e reforçar esta ligação com o desporto».

Ao associar-se a estas práticas, o grupo consegue também criar memórias e emoções, que vão para além da estadia, não só de quem pratica as modalidades, como da família que os acompanha. «O impacto é claramente positivo, reflectido numa maior fidelização, mas também notoriedade da marca e dos seus valores.»

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

A estratégia de patrocínio e integração de desporto nas unidades Vila Galé tem sido igualmente eficaz na atracção de um público específico, com interesses bem definidos. «Perfis que dão valor ao estilo de vida saudável e activo, ao convívio, a experiências entre amigos e família. Que gostam de sair, explorar, conhecer.» São precisamente estes consumidores que procuram destinos que ofereçam mais do que apenas alojamento – procuram vivências, desafios e momentos de partilha.

Além dos campos de ténis e padel que disponibiliza em várias unidades Vila Galé, o grupo tem uma presença activa em clubes e competições, com destaque para colaborações assíduas com o Rackets Pro, CIF (Clube Internacional de Foot-Ball) e o Clube de Ténis de Oeiras (CETO). Além disso, patrocina eventos como o Pink Padel, A Bola Corporate League e o Cork Padel.

Uma parceria de longa data com a Federação Portuguesa de Ténis e uma colaboração com o antigo tenista profissional Frederico Gil reforçam o compromisso da marca com estas modalidades. «O Frederico Gil explora alguns campos dos nossos hotéis com diferentes actividades ao longo do ano», explica a empresa.

Para este ano ainda, os planos incluem o patrocínio de torneios com o naming da marca no CIF, Rackets Pro e CETO, além do apoio e participação em torneios solidários – como é o caso do Pink Padel – e corporativos, como o Cork Padel e A Bola Corporate League. «Preferimos apoiar eventos que possam ter impacto junto de jovens com menos acesso a recursos e patrocínios, alinhados com o ADN familiar da nossa marca», sublinham.

Por sua vez, a presença digital do Vila Galé desempenha um papel importante na amplificação do impacto dos patrocínios. Através de canais como o Instagram (@vilagale.pt), o grupo divulga campanhas promocionais, oferece vouchers, estadias e prémios associados a competições, envolvendo tanto o público participante como os seguidores da marca e dos parceiros. Este esforço de comunicação é essencial para garantir que os investimentos se traduzem em notoriedade e, idealmente, em reservas. «Esses investimentos geram negócios directos, como a hospedagem de atletas e a organização de competições.»

MAIS DO QUE RAQUETES

Apesar do foco no ténis e no padel, o Vila Galé não se limita a estas modalidades. A marca tem apoiado várias outras práticas desportivas, incluindo rugby, golfe, ciclismo, vela, maratonas, trails e até o Comité Olímpico. Esta abrangência mostra um compromisso transversal com o desporto e com a criação de valor para os clientes.

O Vila Galé conta também com um grupo de embaixadores ligados a diferentes modalidades, entre os quais se destacam Frederico Gil (ténis), Pedro Sousa (surf), Maria Caetano (equestre), João Paulo Sousa (mergulho), Jorge Gabriel (golfe) e Pedro Fernandes (ecoturismo). Esta diversidade reflecte a abrangência da marca e a sua ligação ao desporto em múltiplas frentes.

Para o futuro, a tendência é clara: o turismo está cada vez mais associado ao bem-estar e à actividade física. O Grupo Vila Galé reconhece esse facto e pretende posicionar-se como uma referência neste segmento. «Há cada vez mais pessoas a procurar este estilo de vida activo e saudável, de convívio, e por isso acreditamos que é uma aposta positiva.»

Com uma estratégia sólida, o grupo hoteleiro acredita que pode «atrair um público cada vez mais fiel» e, ao mesmo tempo, «reforçar o compromisso com o desporto e o bem-estar», consolidando-se como um player de peso no turismo desportivo nacional.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Desporto Raquetes”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.


Notícias Relacionadas

Ver Mais