Inaugurado há cerca de um ano, o resort Vila Galé Isla Canela, localizado na Costa de la Luz, representou a entrada do grupo hoteleiro português no mercado espanhol.
Mais de 200 quilómetros de praias de areia dourada e água cristalina, bom tempo, óptima gastronomia, campos de golfe e muito património histórico por explorar. Poderíamos estar a falar do Algarve, mas, na verdade, falamos da “vizinha” Costa de la Luz, em Huelva, na região da Andaluzia. Além de ser uma das regiões de férias predilecta de espanhóis e muitos turistas estrangeiros, que ali se deslocam todos os anos, esta foi também a localização escolhida pelo grupo português Vila Galé para abrir a sua primeira unidade hoteleira em território espanhol.
Inaugurado há cerca de um ano, o Vila Galé Isla Canela é um resort com acesso directo à praia, que conta com 300 quartos com varanda, duas piscinas, dois restaurantes (Versátil e pizzaria Massa Fina), três bares (Fidelio, Soul&Blues e Splash, este junto à piscina), Satsanga Spa com piscina interior, sala de massagens e ginásio, clube Nep Kids e vários espaços adequados a eventos e conferências.
Neste resort em Isla Canela, toda a oferta de animação e gastronomia foi pensada para casais e famílias, que têm ao seu dispor várias opções de alojamento: tudo incluído, meia pensão ou apenas pequeno-almoço. Nas épocas intermédias, o hotel dispõe de excelentes condições e facilidades para receber o segmento de golfe ou reuniões e eventos empresariais, uma vez que conta com salas de reunião e estacionamento.
A inauguração do resort, a 15 de Abril de 2024, permitiu ao Grupo Vila Galé concretizar um desejo antigo no que dizia respeito ao plano de expansão internacional do grupo. «Espanha é um destino onde já tínhamos procurado entrar, mas até à data ainda não tínhamos encontrado uma unidade que se enquadrasse nos nossos objectivos. Essa oportunidade veio a surgir no início de 2023, quando conseguimos estabelecer uma parceria com um grupo imobiliário espanhol [Saint Croix HI] para o arrendamento e exploração deste hotel», explica Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé.
O primeiro hotel do grupo em Espanha ficaria assim localizado num edifício já existente, com arquitectura e decoração de influência árabe, sendo que o acordo estabelecido com a Saint Croix HI prevê um processo de requalificação completa do imóvel em três fases. A primeira ficou concluída em Abril de 2024, com a renovação de todas as áreas sociais, a segunda fase terminou em Abril de 2025, com a renovação de metade dos quartos, e a terceira está prevista para o final deste ano, com a conclusão dos restantes quartos.
«Acreditamos que Isla Canela é um destino já desenvolvido, mas ainda com potencial para explorar e que tem algumas semelhanças com o Algarve, onde a marca Vila Galé tem bastante força. O destino tem clima, praias, gastronomia, campos de golfe, colaboradores profissionais e o nosso hotel tem uma excelente infra-estrutura mesmo em cima da praia», frisa Gonçalo Rebelo de Almeida.
A Costa de la Luz caracteriza-se ainda por ser uma região rica em experiências. Desde o ecoturismo à gastronomia, passando pela praia e passeios de barco, existe muito para fazer além da estadia no Vila Galé Isla Canela. O resort conta ainda com parcerias com os campos de golfe de Isla Canela (dois campos de 18 buracos), bem como com empresas locais para actividades náuticas localizadas na marina, que se situa a 500 metros do hotel.
Para o grupo hoteleiro português, o Vila Galé Isla Canela representa assim o investimento numa localização estratégica. Com uma presença consolidada no Algarve, onde começou a sua actividade e hoje tem nove unidades hoteleiras, de Lagos a Tavira, a presença em Isla Canela, na Costa de la Luz, acaba por ser, mesmo geograficamente, um prolongamento natural e complementar da oferta do grupo.
De acordo com Gonçalo Rebelo de Almeida, apesar da proximidade dos dois destinos, não há risco de canibalização de vendas e reservas nestas duas regiões. De resto, os resultados dos primeiros meses de operação do Vila Galé Isla Canela, em particular os meses de Julho e Agosto do ano passado, foram bastante animadores, com taxas de ocupação elevadas e uma forte presença do público português. «É óbvio que existe sempre alguma concorrência pela proximidade dos dois destinos e pelas suas semelhanças. De qualquer das formas, apesar das altas ocupações no Verão de 2024, não nos ressentimos no Algarve, o que demonstra que não desviámos fluxos turísticos, mas sim trouxemos fluxos novos para o destino e para a Vila Galé», explana o responsável. E acrescenta: «A presença da marca em Espanha vai permitir maior penetração no mercado espanhol, com benefícios directos para esta unidade, mas também com benefícios indirectos para as unidades em Portugal.»
E se esta é uma unidade hoteleira que, pelas suas características e oferta, permite ao Grupo Vila Galé atrair vários segmentos, desde as famílias às empresas, passando pelo golfe, em termos de mercados emissores o foco está nos mercados de Espanha, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Irlanda e França. Segundo o administrador da Vila Galé, as expectativas para este ano são positivas. «Este já será um ano de consolidação e a expectativa será manter a procura do mercado português e temos boas perspectivas de crescimento nos mercados do Reino Unido e Espanha», frisa.
Face aos bons resultados obtidos até ao momento e às perspectivas de crescimento, o Grupo Vila Galé traça já novos objectivos de expansão da operação no país vizinho. «Neste momento, continuamos à procura de expandir marca com hotéis urbanos nas principais cidades (Madrid, Barcelona, Sevilha e Bilbao) e noutras regiões de praia (costas e ilhas)», adianta Gonçalo Rebelo de Almeida.
RELAXAR NUM SATSANGA SPA
Também o segmento do turismo de bem-estar tem sido uma aposta determinada e continuada do Grupo Vila Galé ao longo dos últimos anos. Neste segmento, destaca-se a rede Satsanga Spa & Wellness, que oferece uma abordagem holística em todos os rituais, massagens e tratamentos que disponibiliza. Cuidar do corpo, da mente e da alma é a base da filosofia destes spas, que estão ao dispor dos hóspedes e não hóspedes.
Actualmente, os spas Satsanga marcam presença em quase todas as unidades do grupo hoteleiro (veja caixa). «O segmento de bem-estar é muito importante para nós. Neste momento, a Vila Galé tem a maior rede de spas a nível nacional, o que demonstra bem esta importância. Praticamente todas as unidades hoteleiras do grupo têm excelentes equipamentos de bem-estar, mas gostaríamos de destacar os novos Vila Galé Collection, pois são excelentes produtos nesse segmento», frisa Gonçalo Rebelo de Almeida.
A marca Satsanga Spa é hoje indiscutivelmente um dos factores distintivos do grupo e um factor de atracção e fidelização de clientes. «Nas unidades localizadas perto de centros urbanos, temos vindo a crescer com a procura do público local », explana o administrador da Vila Galé.
Apesar de contar já com a maior rede de spas a nível nacional, a Vila Galé promete continuar a reforçar a sua aposta e presença neste segmento. Com efeito, as próximas aberturas previstas pelo grupo, quer em Portugal, quer noutros destinos, como o Brasil – onde este ano se prepara para abrir o Vila Galé Collection Ouro Preto e o Vila Galé Amazónia, em Belém –, também irão incluir spas Satsanga. «A Vila Galé continua a acreditar em desenvolver hotéis com serviço completo, onde as áreas de restauração e gastronomia, saúde e bem-estar e animação estão presentes. Por essa razão, os produtos que estão em desenvolvimento terão todas estas vertentes. Os hotéis não serão apenas vocacionados para a vertente de bem-estar, mas quase todos terão essa componente», conclui Gonçalo Rebelo de Almeida.
MAIOR REDE NACIONAL DE SPAS
Satsanga Spa
- Porto e Norte: Collection Braga, Collection Douro, Porto;
- Centro: Serra da Estrela, Coimbra, Tomar;
- Costa de Lisboa: Ericeira, Sintra, Collection Palácio dos Arcos, Ópera;
- Alentejo: Alentejo Vineyards & Olive, Nep Kids, Évora, Collection Alter Real, Collection Elvas;
- Algarve: Albacora, Tavira, Ampalius, Cerro Alagoa, Atlântico, Collection Praia, Lagos;
- Madeira: Santa Cruz;
- Açores: Collection São Miguel;
- Brasil: Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas.
Wellness
- Costa de Lisboa: Estoril e Cascais;
- Brasil: Ceará e Bahia.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.