Vila Galé: Está a nascer um novo resort de campo

O segundo maior grupo hoteleiro português vai ficar ainda maior em 2023. Depois de um ano de 2022 que superou todas as expectativas, o Grupo Vila Galé entrou no ano novo com um ambicioso plano de expansão e renovação, que lhe permitirá aumentar o número de quartos, mas também o leque de serviços, actividades e comodidades para todos os públicos. No total, o grupo abrirá este ano quatro novas unidades em Portugal, num investimento que deverá superar os 35 milhões de euros e criar 170 postos de trabalho directos.

Um dos destaques vai para o projecto de reconversão do hotel rural Vila Galé Clube de Campo, situado perto de Beja, num hotel vocacionado para o enoturismo e a olivicultura, que passará a designar-se Vila Galé Alentejo Vineyards and Olive – Resort de Campo. Este espaço passará a estar dividido em unidades com conceitos diferentes e para públicos distintos, como é o caso do Vila Galé Monte do Vilar, um agroturismo vocacionado para adultos e casais e para a realização de eventos, com abertura prevista para o início de Abril e um investimento estimado em mais de quatro milhões de euros.

Já para os mais pequenos, o resort de campo contará com o Vila Galé Nep Kids, um hotel com um conceito inovador onde os adultos só poderão entrar quando acompanhados por… crianças. Inteiramente pensado para os mais novos, este hotel terá na fase inicial 80 quartos, parque aquático com várias piscinas exteriores e escorregas, carrossel, trampolins, insufláveis, Clube Nep com brinquedoteca e spa infantil, entre muitas outras atracções infantis. O investimento está estimado em mais de 10 milhões de euros e a abertura prevista para 30 de Maio.

Apesar destas duas novas unidades, o Vila Galé Alentejo Vineyards and Olive – Resort de Campo manterá no seu ADN a ligação ao mundo dos vinhos e do enoturismo, ou não fossem aqui produzidos os vinhos e azeites alentejanos da marca Santa Vitória. Além de explorar os mais de 1600 ha desta herdade e as zonas circundantes através de actividades como BTT, passeios a cavalo ou caminhadas, os hóspedes poderão continuar a aproveitar as visitas guiadas à adega e ao lagar, acompanhar toda a produção e terminar o dia com uma prova dos vinhos e azeites da marca.

NOVIDADES SANTA VITÓRIA

A produtora de vinhos e azeites Santa Vitória é uma empresa do Grupo Vila Galé, que foi fundada em 2002 com o objectivo de colher e criar com paixão e rigor o que de melhor se produz no Alentejo. Com cerca de 327 hectares de vinha e olival, a empresa oferece vinhos e azeites de qualidade, tem uma oferta gastronómica regional e inúmeras actividades lúdicas em plena planície alentejana. Ao nível da produção, combina as mais avançadas tecnologias de vinificação com as mais-valias das técnicas tradicionais, preservando, por exemplo, um lagar de pisa a pé e a vindima manual.

Actualmente, o portefólio da marca Santa Vitória conta com cerca de 50 referências de vinhos e azeites. Os vinhos da marca estão distribuídos pelas gamas Versátil, Seleção, Reserva e Premium (Grande Reserva, Touriga Nacional e Inevitável), além das variedades Sauvignon Blanc e Verdelho, bem como os espumantes Santa Vitória e Nep Bubbles (uma bebida gaseificada sem álcool, pensada para festas de crianças).

Quanto aos azeites, estendem-se pelas referências Biológico, Premium e Gourmet, havendo ainda lugar na oferta para um vinagre de vinho tinto e um vinagre balsâmico de Modena. Todas estas referências podem ser desfrutadas nos diferentes conceitos de restauração do grupo, além de estarem também disponíveis para encomenda na loja online da Vila Galé, onde é ainda possível, por exemplo, personalizar uma garrafa de vinho da gama Reserva para oferecer.

Este ano, a Santa Vitória arranca com novidades na sua equipa de enologia, que passa a contar com Marta Maia e com o regresso de Bernardo Cabral.

Formada em Engenharia Alimentar, desde cedo que Marta Maia se interessou por enologia, o que a levou a tirar um mestrado em Enologia e Viticultura, no Instituto Superior de Agronomia – ISA, em Lisboa. Decidiu correr o mundo e fez estágios em adegas na Austrália e na Nova Zelândia. Pelo meio vindimou no Alentejo e no Douro. Em 2015, integrou a equipa da Santa Vitória no departamento de Controlo de Qualidade e, sete vindimas depois, assume a enologia da casa com Bernardo Cabral.

«Após sete anos de Santa Vitória, sinto-me como se estivesse a entrar nesta casa pela primeira vez, mas conhecendo o lugar das coisas e a equipa que me acompanha. É um privilégio para mim poder fazer parte deste projecto, ainda mais tendo ao meu lado o Bernardo. Agarro neste desafio com o objectivo de marcar a diferença, mantendo o foco sempre na qualidade», comenta Marta Maia.

Já Bernardo Cabral dispensa apresentações. Enólogo de referência em Portugal, fez nascer a Santa Vitória em 2002, onde esteve até 2020. Ingressou, entretanto, em inúmeros projectos pelas várias regiões do País e regressa agora a Santa Vitória com vontade de fazer mais e diferente.

«É esta equipa que está entusiasticamente a trabalhar na adega, desde logo revendo o perfil dos vinhos. Os ventos da mudança sopram em Santa Vitória e prevêem-se novidades para breve», promete o Grupo Vila Galé.

OFERTA BIKE FRIENDLY

A par do plano de expansão do grupo, a Vila Galé tem vindo a introduzir novos serviços e actividades nos seus hotéis para enriquecer a experiência dos hóspedes que os visitam. Para promover um maior contacto com a natureza e uma melhoria da saúde e bem-estar dos mesmos, os quatro hotéis do grupo no Alentejo – Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Évora e Vila Galé Clube de Campo (Beja) – são agora bike friendly.

Isto significa que, nestas unidades, passaram a estar disponíveis equipamentos e serviços específicos para os utilizadores de bicicletas, tais como espaços cobertos e seguros para guardar os veículos e parques de estacionamento exteriores, mini-oficinas com ferramentas adequadas, lavagem e secagem diária de roupa de ciclismo, ou partilha de informação sobre ofertas turísticas regionais para ciclistas e de contactos de lojas especializadas para eventuais reparações mais complexas.

Além disso, os Satsanga Spa & Wellness lançaram também uma massagem especialmente concebida para ciclistas, que ajudará na prevenção de lesões e recuperação pós-treino, ao promover o relaxamento muscular e melhoria da circulação.

«Viajar de bicicleta é uma tendência e temos registado uma procura crescente. Por isso, era essencial ter hotéis preparados para receber os cicloturistas e utilizadores de bicicletas. Fazia sentido começar pelo Alentejo, dada a vasta rede de percursos cicláveis. Mas também tendo em conta a oferta existente na região, já bastante organizada e completa em termos de experiências que conjugam o ciclismo com a gastronomia, cultura, fruição da natureza e ecoturismo», sublinha Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé. «Por outro lado, é uma forma de incentivar a utilização de bicicletas e contribuir para formas mais sustentáveis de viajar, ao mesmo tempo que se promove a prática de desporto e um estilo de vida mais saudável», acrescenta.

Esta iniciativa surge em parceria com o Turismo do Alentejo, que atribuiu o selo oficial Bike Friendly a estes quatro hotéis do Grupo Vila Galé, certificando assim que têm oferta especializada para responder às necessidades de quem viaja neste meio de transporte.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 319) da Marketeer.

Artigos relacionados