Vidigueira lança vinho para acompanhar sobremesas

Licoroso Vidigueira Branco é a mais recente aposta da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA). Trata-se de um vinho destinado a acompanhar aperitivos e/ou sobremesas, feito exclusivamente a partir de uvas da casta Antão Vaz.

Também conhecidos como vinhos generosos ou fortificados, este tipo de vinhos têm por base um processo em que a fermentação alcoólica do mosto é interrompida pela junção de aguardente vínica. Segundo a ACVCA, é um processo complexo que implica monitorização constante, tal como explica o enólogo Luís Morgado Leão

«Depois da fermentação arrancar, conseguimos determinar a que horas o mosto terá a quantidade de açúcar que nos convém. Aí juntamos o volume de aguardente que também determinámos, em função das características e perfil que queremos para determinado vinho licoroso», acrescenta o enólogo.

A ACVCA considera que o Licoroso Vidigueira Branco é um vinho com gosto acentuado a frutas tropicais bem maduras, com destaque para o ananás e maracujá. De sabor doce e aveludado, deve beber-se frio (12 a 14ºC) na companhia de queijos curados, compotas ou sericaia, por exemplo.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva