Vídeos do Euro 2020 têm sotaque português

Não são só os logótipos do Euro 2020 que têm origem em Portugal. A Y&R  Portugal venceu, mais uma vez, o concurso para desenvolver a identidade do campeonato europeu da Europa e conta com as produtoras Nebula e HomemBala na construção dos vídeos que vão apresentar cada uma das cidades anfitriãs do evento de futebol.

Além dos vídeos criados para cada uma das 13 cidades, existe ainda um vídeo geral de apresentação assinado em exclusivo pela Nebula. João Marcos Marchante, produtor da Nebula, explica à Marketeer que a parceria com a Y&R «surgiu da boa relação com a agência e, em particular, pela mão do Hélder Pombinho, director Criativo responsável por este projecto», depois de já terem trabalhado em conjunto no vídeo do Euro 2016.

O briefing recebido consistia em «dar vida ao universo isométrico e colorido que define a identidade visual do Euro 2020», seguindo o trabalho já posto em marcha pela Y&R, explica o produtor da Nebula. João Marcos Marchante avança ainda que o feedback recebido tem sido «imensamente positivo, tanto nos círculos mais próximos como por parte de novos contactos» que fazem questão de parabenizar a produtora. «É muito gratificante ver feedback positivo a um trabalho que foi moroso e exigente.»

Além do vídeo geral de apresentação, a UEFA já disponibilizou também os vídeos de Londres, Roma, Baku, Bucareste, Glasgow, Baviera e Copenhaga. Sobre os vídeos personalizados de cada cidade, realizados em conjunto com a HomemBala, João Marcos Marchante adianta que incluem dois ou três monumentos referentes a cada local, de modo a «ligar a animação à realidade da cidade-anfitriã».

O produtor da Nebula acredita que «o facto de toda a cadeia deste projecto ser nacional mostra que a criatividade e animação portuguesa em nada ficam atrás do resto do mundo»

Artigos relacionados