Vhils cria mural em homenagem a Eça de Queiroz num palacete em Aveiro

A mais recente instalação de Alexandre Farto a.k.a Vhils é dedicada a Eça de Queiroz e fica localizada no MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro, a antiga residência do pai e família do escritor português que foi reconvertida num hotel de cinco estrelas.

A obra “Scratching the Surface – Eça” consiste num mural de 4,7 X 4 metros, que fica localizado junto à piscina do hotel, e pretende explorar a vida, obra e impacto de Eça de Queiroz na cidade de Aveiro, “aliando arte e história através de uma abordagem contemporânea”, explica o MS Group, que detém a marca MS Collection.

«Não queremos ser só o primeiro hotel cinco estrelas de Aveiro, queremos acrescentar valor à cidade e a quem nos visita. Nesse sentido, decidimos apostar num artista de renome nacional e internacional, para dar vida a um mural inócuo situado no exterior do Palacete de Valdemouro», afirma Margarida Antão, directora-geral da MS Collection.

«É uma honra para mim, enquanto artista e português, ter a oportunidade de criar esta intervenção em homenagem a Eça de Queiroz, um dos melhores e mais reconhecidos autores portugueses de sempre, e um pilar incontornável da cultura portuguesa. Não é todos os dias que se tem a oportunidade de pensar e criar obras que encapsulam o poder e legado de figuras emblemáticas, cuja obra foi e continua a ser de enorme relevância», refere Alexandre Farto.

Localizado no coração da cidade, o MS Collection Aveiro tem abertura prevista para breve. Todo o conceito e decoração desta unidade hoteleira são inspirados na vida e obra de Eça de Queiroz.

Artigos relacionados