Vendas de telecomunicações aumentaram 13,9%

No ano passado, as vendas de telecomunicações subiram 13,9% para 974 milhões de euros, em Portugal. Esta foi a categoria que mais cresceu, no campo dos equipamentos electrónicos e electrodomésticos.

Dados da GfK indicam que a categoria seguinte que mais cresceu foi a de grandes electrodomésticos, apresentando um salto de 10,8% para 562 milhões de euros. Logo depois surgem os pequenos electrodomésticos e a fotografia.

No total, estas categorias de consumo registaram uma evolução positiva de 7,3% em 2017, face ao ano anterior. As vendas totalizaram 2,8 mil milhões de euros. De acordo com a GfK, “estamos a comprar telemóveis mais caros e a comprar novos grandes electrodomésticos, facto também impulsionado pelo dinamismo do imobiliário”.

O aumento das vendas é resultado também do actual nível de confiança do consumidor e da sua propensão para a compra. Em Dezembro do ano passado, o indicador da propensão de compra alcançou o valor mais alto de 2017: 13,8 pontos. A última vez que o indicador esteve acima deste valor foi em Março de 2000.

A nível europeu, a confiança dos consumidores europeus também cresceu ligeiramente, apresentando 21,2 pontos em Dezembro último. Trata-se do valor mais alto da década.

Para este ano, a GfK prevê um aumento de 1,5 a 2% (em termos reais) no consumo das famílias na União Europeia.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão