Vendas de tablets e smartphones atingem recorde

Segundo dados da consultora IDC, no terceiro trimestre do ano as vendas de dispositivos móveis conectados – onde se incluem os tablets, smartphones e computadores pessoais – cresceram 27,1%, para 303,6 milhões de unidades à escala global. A Apple e a Samsung mantêm-se como os principais players de um mercado que continua em expansão e a bater recordes.

O volume de vendas registado entre Julho e Setembro confere ao mercado de dispositivos móveis conectados um valor próximo de 140,4 mil milhões de dólares (cerca de 80,5 mil milhões de euros), estima a IDC, em nota de imprensa citada pelo site especializado em tecnologia ZDNet.

No período em análise, a Samsung manteve-se como líder do mercado global, com 66,1 milhões de unidades vendidas e uma quota de mercado de 21,8%, estima a IDC. Já a Apple consolidou o segundo lugar, com 45,8 milhões de unidades comercializadas, correspondendo a uma quota de mercado de 15,1%. A Lenovo (7%), a HP (4,6%) e a Sony (3,6%) completam o Top 5.

Face aos resultados agora divulgados, a IDC prevê que as vendas de tablets, smartphones e computadores pessoais continuem a alcançar níveis recorde no quarto trimestre, marcado pelo Natal, subindo 19,2% em relação ao terceiro trimestre e 26,5% em comparação com o período homólogo do ano passado.

Ainda segundo a consultora norte-americana, no último trimestre do ano, devem ser comercializados, à escala mundial, 362 milhões de equipamentos, correspondendo a um valor de mercado de 169,2 mil milhões de dólares (130,3 mil milhões de euros). “O crescimento na época natalícia deverá ser impulsionado pelos mercados de tablets e smartphones, que devem crescer 55,8% e 39,5%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o mercado de computadores deverá contrair ligeiramente”, adianta a IDC.

A longo prazo, a consultora estima que o mercado mundial dos dispositivos móveis conectados registe um crescimento exponencial, embora bastante desigual entre as diferentes categorias. Em 2016, deverão ser comercializados 2,1 mil milhões de equipamentos e o mercado deverá atingir um valor de 796,7 mil milhões de dólares. Porém, enquanto as vendas vendas de tablets e smartphones deverão crescer 131,2% e 95,9%, respectivamente, em comparação com 2012, o mercado dos computadores (desktop) deverá manter-se praticamente inalterado (1,2%).

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...