Vendas consolidadas da Jerónimo Martins crescem 15,6%

jerónimo martinsO Grupo Jerónimo Martins teve um forte desempenho nos primeiros três meses do ano, com as vendas a crescerem em contra ciclo, quer face à desaceleração do crescimento na Polónia quer à contracção do mercado em Portugal.

No primeiro trimestre do ano, o Grupo Jerónimo Martins registou um aumento das quotas de mercado tanto da Biedronka como do Pingo Doce. Em termos consolidados, e segundo informações divulgadas pelo Grupo, as vendas “cresceram 15,6% para os 2.772 milhões de euros, com a Biedronka a reforçar a sua posição de liderança e o Pingo Doce a manter uma dinâmica competitiva que lhe permitiu um notável aumento de 5,3% das vendas, nos três primeiros meses de 2013”.

No total, as duas cadeias de retalho alimentar geraram 93% das vendas consolidadas, tendo o actual desempenho sido suportado por um crescimento de 6,3% do Like-for-Like (LfL) e pela abertura de mais 241 lojas ao longo dos 12 meses terminados a 31 de Março passado.

“O EBITDA consolidado cifrou-se nos 167 milhões de euros, o que representa um crescimento de 13,6% face a igual período do ano passado”, informa o Grupo.

«O primeiro trimestre de 2013 completou-se, assim, em linha com as nossas melhores expectativas, constituindo uma boa base para a concretização do ano de crescimento consolidado com que nos comprometemos», declarou Pedro Soares dos Santos, administrador-delegado do Grupo.

Na Polónia, as vendas LfL da Biedronka cresceram 8,8% em zlotys, num mercado em que o crescimento das vendas do Retalho Alimentar foi de 3,7% no primeiro trimestre deste ano, segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Instituto Polaco de Estatística (GUS).

Segudo o Grupo, o programa de expansão na Polónia permanece como a principal prioridade “e a Biedronka, apesar do ligeiro atraso na execução do plano de aberturas devido às más condições climatéricas, inaugurou, nos primeiros três meses do ano, 22 lojas”.

No que diz respeito ao Pingo Doce, a insígnia registou um aumento de 5,3% nas vendas, representando 26,2% do total do Grupo.

As vendas têm em conta a abertura de quatro novas lojas nos 12 meses terminados a 31 de Março.

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