Vai investir em criptomoedas por sugestão de um influencer? CMVM pede “prudência”

Quando não sabemos bem o que fazer, é natural que sigamos recomendações, mas serão todas as sugestões bem-vindas? A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) recomenda que os investigadores tenham cuidado quando consideram alocar o seu dinheiro a criptoactivos mencionados por influencers.

“Os investidores devem manter um elevado grau de prudência e espírito crítico face à publicidade de investimento em criptoactivos, particularmente a recebida através das redes sociais e/ou influenciadores digitais”, alerta a CMVM.

Num documento partilhado no âmbito da Semana Mundial do Investidor, que se prolonga até 7 de Outubro, este organismo sublinha ainda que “em qualquer investimento, promessas de ganhos elevados, num curto espaço de tempo, merecem desconfiança, especialmente se não alertarem ou desvalorizarem os riscos envolvidos”.

O melhor será recorrer a fontes de informação oficiais, deixando para segundo plano as redes sociais, que devem ser usadas de forma ponderada. “Se o conhecimento, a experiência e a literacia financeira de quem está a dar a informação não for certo para o investidor, bem como a veracidade e qualidade da informação prestada, deve evitar prestar atenção”, vinca a CMVM.

O primeiro passo para quem pretende investir é confirmar a origem e validade da informação obtida digitalmente, seja sobre uma oportunidade de investimento, um instrumento financeiro ou um curso rápido de investimento, por exemplo. Depois, é preciso confirmar se a decisão resulta de uma investigação aprofundada e cuidada ou, simplesmente, é consequência de uma publicação de influenciador. Segundo a CMVM, o investidor pode sentir que não quer perder a oportunidade apresentada pelo influenciador por ter FOMO – ou seja, fear of missing out.

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