Vai de férias? Desligue estes 5 aparelhos de casa

Notícias
Marketeer
06/07/2025
15:00
Notícias
Marketeer
06/07/2025
15:00
televisao tv
Partilhar

Antes de ir de férias, geralmente realizamos uma série de verificações e ações para garantir que tudo estará bem enquanto estivermos fora de casa, especialmente se for por um longo período.

Fechar todas as janelas, baixar os estores, desligar a água e garantir que tudo está arrumado são algumas dessas tarefas, assim como desligar os eletrodomésticos da tomada para que não consumam muita energia.

Muitos deles consomem energia quando não estão a ser utilizados (standby), o que significa que está a perder dinheiro ao deixá-los ligados.

Embora seja melhor desligar todos os aparelhos eletrónicos da casa antes de sair, isso não é fácil, pois a lista de eletrodomésticos é bastante longa hoje em dia.

Por isso, é importante saber que uns consomem mais energia do que outros e, por isso, é melhor desligá-los da tomada.

1. Frigorífico
O frigorífico é um dos maiores e mais importantes eletrodomésticos da nossa casa. Por isso, o melhor a fazer se vai de férias por um longo período é desligá-la da tomada. Segundo as estimativas, o custo mensal de um frigorífico standard com congelador e congelador pode variar entre os 3,5€ e os 7€, dependendo do tamanho.

2. Eletrodomésticos de Bancada
Muitos destes pequenos eletrodomésticos, como torradeiras, fritadeiras sem óleo e chaleiras elétricas, também geram altas temperaturas, o que significa que os seus elementos de aquecimento podem ficar sobrecarregados durante uma falha de energia ou outra falha na cablagem da sua casa. Além disso, as migalhas, os resíduos de óleo e outras substâncias combustíveis no interior dos eletrodomésticos tornam-nos suscetíveis à ignição espontânea.

3. Sistemas de Entretenimento
Desde televisores a sistemas de som e consolas de jogos, podem representar entre 5 e 10% do consumo total de eletricidade de uma casa quando em modo de espera, pelo que é melhor desligá-los da tomada ao sair.

4. Eletrodomésticos de Cabeleireiro
Secadores de cabelo, modeladores de caracóis e ferros de frisar, ​​todos estes aparelhos de cabeleireiro devem ser desligados da tomada após a sua utilização. Por isso, se vai viajar durante vários dias, é fundamental garantir que nada está ligado à tomada para evitar incêndios e choques elétricos.

5. Carregadores para Veículos Elétricos
À medida que os veículos elétricos se tornam mais populares, os carregadores para veículos elétricos também se estão a tornar comuns em muitas casas. Os carros, as bicicletas e as trotinetes têm os seus próprios carregadores, que, se forem deixados sempre ligados, consomem energia desnecessária.


Notícias Relacionadas

Ver Mais