Vai aproveitar os feriados para uma escapadinha? Veja estas dicas de segurança para a sua casa

Os feriados de Junho proporcionam fins-de-semana prolongados para aproveitar alguns dias fora de casa. No entanto, uma vez que as casas passam mais tempo desocupadas, aumentam as probabilidades de perigos, como os assaltos.

Para garantir que tudo fica em segurança na ausência da família, a Prosegur Alarms reuniu um conjunto de tendências e práticas mais utilizadas pelos assaltantes de modo a precaver-se de possíveis furtos:

  • À medida que a tecnologia evolui, as estratégias de arrombamento dos assaltantes também se vão aprimorando. Actualmente, as técnicas são mais silenciosas e mais rápidas, como é o caso do “impressioning”, uma técnica conhecida por não deixar vestígios à primeira vista, em que os assaltantes colocam uma lâmina de metal no orifício da fechadura para obter a forma da chave e, assim, conseguir entrar numa casa sem ter de forçar a porta. Nestes casos, as placas de aviso de alarme são perfeitas para dissuadir os assaltantes.
    .
  • Ainda no seguimento das estratégias de arrombamento, é importante lembrar a necessidade de trancar portas e janelas, que são os meios de entrada dos assaltantes mais óbvios. No entanto, há que ter em atenção outras possíveis formas de entrada, mantendo-as protegidas. Os detectores de movimento volumétrico com ou sem câmaras são boas soluções de protecção.
    .
  • Os assaltantes estão cada vez mais atentos aos períodos em que as casas se encontram desocupadas, podendo vigiar a casa de perto ou até mesmo utilizar as redes sociais para saber qual o momento ideal para realizar um assalto. Dessa forma, é importante deixar alguns sinais de presença em casa, como uma luz ou televisão acesas, ou até mesmo pedir a alguma pessoa de confiança para ir a casa recolher a correspondência, por exemplo, para não deixar evidências de que a casa está desocupada. Além disso, cada vez mais pessoas exigem que o seu sistema de alarme lhes proporcione a tranquilidade de saberem que há sempre alguém a vigiar a sua casa, contratando serviços de vigilância 24h por dia.
    .
  • Apesar de os alarmes serem a solução ideal para proteger uma casa, as técnicas de inibição utilizadas pelos assaltantes, ou até mesmo algum corte de energia, podem comprometer o seu funcionamento. Existem diferentes tipos de alarmes anti-inibição, ideais para momentos em que a habitações ficam desocupadas.
Artigos relacionados