V Semana Criativa de Lisboa já tem programa

Exposições, performances, workshops, conferências, master classes e desafios à comunidade criativa é a proposta do Clube Criativos de Portugal (CCP) para a V Semana Criativa de Lisboa que arranca no próximo dia 17.

A maioria das actividades que integram a programação da edição deste ano são de entrada livre, ainda que requeiram inscrição prévia. Para cada uma das categorias de actividades, a V Semana Criativa conta com curadores, numa lista que, de acordo com a organização, inclui “alguns dos mais ilustres nomes da comunidade criativa portuguesa”.

Nas Artes, Marco Dias vai apresentar a exposição “Algo Rítmico”, com as participações de Anselma Canha e Luciano Barbosa, Joaquim Albergaria, Marco Dias e José Sousa, José Mendes, Renato Filipe Cardoso, Nuno Leal, Vasco Barbosa e Bitocas Fernandes.

Na Ilustração, é a vez de Jorge Silva apresentar, pelo quinto ano consecutivo, a “Ilustra33”. O projecto é descrito como a maior mostra portuguesa de ilustração, contando com 33 ilustradores convidados. Nesta curadoria, haverá também espaço para a exposição “Publicidade Ilustrada”, uma viagem por cerca de 200 anúncios do século XX.

Nas Tecnologias, João Fernandes vai levar Emanuele Coccia à V Semana Criativa de Lisboa. O filósofo vai lançar em exclusivo para o CCP o livro “Carta de um Filósofo a um Jovem Publicitário”, editado em português e em inglês. Todos os participantes da conferência de dia 19 receberão um exemplar.

Segundo a organização, a participação de Emanuele Coccia dá origem a uma palestra dirigida a publicitários e a um debate com moderação de João Fernandes e a participação de António Guerreiro e Ricardo Monteiro.

Na curadoria de Fotografia, o leme é de Pedro Ferreira, que vai apresentar exposições dos fotógrafos Sal Nunkachov, Orlando Gonçalves e João Unzer.

Em Filme, o realizador José Pedro Sousa vai dar a conhecer o projecto “Filme contra Filme”.

Em Letras, o desafio passa por dizer não ao computador. Ricardo Henriques propõe que um grupo de criativos e criadores desenvolva uma série de peças de comunicação da “velha escola”. Ricardo Gaspar, André Pereira e Ruben Rodrigues, Susana Carvalhinhos, André Beato e Pedro Campiche, Tiago Albuquerque, Ana Simões e Ana Magalhães e Ricardo Passaporte são os desafiados, numa exposição sob o título “Clientes que gostaram deste produto também gostaram de…”.

Workshops e desafios

No dia 18 de Maio, os criativos são ser colocados à prova, tendo a oportunidade de mostrar as suas ideias para salvar o mundo em apenas 7 minutos e 33 segundos. No dia seguinte, haverá master class com Alexandra Taylor, representante da D&AD.

A programação inclui ainda workshops como “O Jogo Aberto”, coordenado por Bitocas Fernandes, e “O algoritmo analógico” RUHA Typographic Stencil, orientado por Tipos das Letras.

No dia 20 de Maio, será o culminar da V Semana Criativa de Lisboa e do XIX Festival CCP, com a cerimónia de entrega de prémios. O evento vai ter lugar nas instalações da ETIC e contará com Rui Unas como apresentador. A after-party será na discoteca Europa, com curadoria da produtora Story we Produce.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Pela diversidade no local de trabalho
Automonitor
Porsche mostra versão mais acessível do Taycan