Up News quer “facilitar” a vida a profissionais de comunicação

liftO Grupo Lift lançou hoje o Up News, um serviço pioneiro de distribuição digital de conteúdos multimédia, de acesso público, e com a possibilidade de se fazer o download de ficheiros de elevada dimensão. O serviço, que o Grupo define como “o primeiro ‘social media release’ português”, encontra-se reservado a profissionais de comunicação previamente registados.

O Up News assenta numa plataforma digital desenvolvida pela Up Digital, agência de comunicação digital especializada em soluções web e mobile, integrada no Grupo Lift.

A plataforma permite a distribuição de conteúdos digitais em diversos formatos e em múltiplos canais, possibilitando a dispersão automática desses mesmos conteúdos junto de redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter e blogues. Como informa em comunicado Salvador da Cunha, director-geral do Grupo Lift, esta plataforma «foi desenvolvida para para cobrir um conjunto de necessidades detectadas em clientes internacionais que já usufruíam de plataformas idênticas fora de Portugal».

Os serviços da Up News poderão ser disponibilizados a empresas que, não tendo o suporte de uma consultora de comunicação, pretendem divulgar informação à comunicação social, bem como a clientes que, mesmo trabalhando em conjunto com agências, pretendem distribuir conteúdos em formatos de grande dimensão. O Up News adequa-se, ainda, aos profissionais que pretendem ter informação estruturada e catalogada em salas de imprensa virtuais. De facto, o Up News tem por intuito afirmar-se como “um instrumento facilitador do trabalho dos jornalistas e bloguers, cujas exigências profissionais são cada vez maiores e com menos recursos”, explica o Grupo Lift.

A forte componente multimédia, com a possibilidade de se fazer o download de imagens e vídeos de grande resolução, aliada à pesquisa do histórico das marcas presentes na Up News, são outras das mais-valias desta plataforma, já que, num só lugar, o jornalista poderá aceder a um leque de informações sobre um mesmo tema. Num outro ponto, jornalistas e bloguers registados podem seleccionar a informação que querem receber e visualizar na plataforma, assim como a forma como querem ser notificados, sempre tendo em conta um período de exclusividade temporal na distribuição da informação. Isto porque, quando a informação é disponibilizada na Up News, os jornalistas registados são os primeiros a ser notificados, tendo depois entre duas a quatro horas de vantagem para tratar a informação, antes de esta ser disponibilizada ao público em geral.

A Up News está também adaptada para o acesso e visualização através de smartphones e tablets, reforça Aníbal Nogueira, CEO da Up Digital.

Na fase de arranque a Up News disponibilizará a comunicação activa de marcas como Bayer, HP, ISCTE-IUL, Microsoft, Novabase, Samsung, Sogrape, Staples, Toshiba, Triumph e Xbox 360, além do Grupo Lift.

Artigos relacionados