Uniplaces: valor médio por quarto sobe 10% em Lisboa

No primeiro trimestre deste ano, o valor médio por quarto arrendado através da plataforma Uniplaces subiu 10%, em Lisboa, face ao período homólogo anterior. A justificação apontada pela startup portuguesa envolve o aumento da procura face à oferta existente: a procura registou um crescimento de 70%.

Na cidade do Porto, o aumento verificado é inferior, ficando-se por uma subida de 3% nos preços. Os dados são do Relatório do Mercado de Arrendamento de Estudantes, elaborado pela Uniplaces.

André Rodrigues Pereira, country manager da Uniplaces em Portugal, considera que a sazonalidade é um factor determinante neste mercado, «uma vez que o aumento nos valores praticados no primeiro trimestre está em linha com a chegada de estudantes estrangeiros a Portugal, para o segundo semestre lectivo». Em comunicado, o responsável explica que a tendência é de um aumento de preços até Março, seguido de queda e novo aumento a partir de Julho.

Lisboa

Na capital portuguesa, Arroios é a zona com mais procura, registando um preço médio por quarto de 329 euros (+8,5% do que no primeiro trimestre do ano passado). Marquês de Pombal, Intendente e Alvalade são as zonas com as rendas mais caras para estudantes: 414, 420 e 434 euros, respectivamente.

O relatório da Uniplaces revela que o estudante que procura alojamento em Lisboa através da plataforma portuguesa tem um orçamento médio mensal entre os 250 e os 400 euros. A duração média da estadia é de 141 dias e a reserva do imóvel é feita com 39 dias de antecedência. Neste caso, os quartos não correspondem à tipologia mais procurada pelos estudantes. Os utilizadores preferem apartamentos com mais de quatro quartos.

Porto

Na Invicta, Paranhos é a zona mais popular entre os estudantes, representando 23% da procura total por alojamento na cidade. Aqui, o preço médio por quarto é de 264 euros, ficando ligeiramente abaixo da média. Seguem-se Cedofeita e Ramalde, sendo que a primeira é uma das zonas mais caras para se viver no Porto (294 euros por quarto). A zona mais barata é Lordelo de Ouro (230 euros). De acordo com a Uniplaces, o valor médio por quarto no Porto é de 268 euros, 33% abaixo do preço praticado em Lisboa.

O orçamento médio mensal dos estudantes que procuram casa no Porto está entre os 150 e os 250 euros, sendo a estadia média de 128 dias. A reserva é feita com 35 dias de antecedência e o tipo de imóvel mais procurado é o apartamento com entre dois e quatro quartos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Nestlé tem novo responsável de Healthy Cereals & Dairy Culinary Solutions
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio