Unilever-JM foi o maior anunciante de 2017 (actualizado)

A Unilever-JM investiu um total de 387,5 milhões de euros em publicidade, no ano passado. A maior parte do montante teve como destino a televisão, largamente à frente da internet, outdoor, imprensa, cinema e rádio. De acordo com dados da MediaMonitor, foi o maior anunciante de 2017

Na mesma lista seguem-se Portugal Telecom, Nos, Reckitt Benckiser, Procter & Gamble, Modelo Continente, European Home Shopping, Vodafone, Viva Melhor e Lidl.

A Havas, por seu turno, lidera o top de agências de publicidade que mais investimento registaram, no ano passado. A agência atingiu os 583 milhões de euros, entre Janeiro e Dezembro. Seguem-se Fuel, Y&R, J. Walter Thompson, Partners, FCB Lisboa, Publicis, TBWA, Ogilvy e BBDO.

Quanto a agências de meios, a OMD foi a que mais se destacou em 2017, com um investimento publicitário na ordem dos mil milhões de euros. O segundo lugar é ocupado pela MEC e o terceiro pela Arena. As posições seguintes pertencem a Initiative, Carat, Mindshare, Havas Media, Zenith, Starcom e Mediacom.

Dados de Dezembro

Considerando apenas o último mês do ano passado, a Portugal Telecom lidera a tabela dos maiores anunciantes no mercado nacional. O investimento ascendeu aos 46,8 milhões de euros, sendo que televisão foi o meio que conquistou a maior fatia (cerca de 43,8 milhões de euros).

Nos, Vodafone Portugal, Modelo Continente, Worten, Puig, Glaxo Smithkline, Unilever-JM, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Procter & Gamble são os anunciantes que se seguem, na lista elaboradora pelo MediaMonitor.

No que diz respeito a agências de publicidade, a Havas surge em primeiro lugar, com um investimento total de 60 milhões de euros. Logo depois estão a Fuel, Partners, J. Walter Thompson, McCann, Y&R, ExcentricGrey, Nossa, Leo Burnett e Ogilvy.

Por fim, OMD foi a agência de meios líder em termos de investimento, em Dezembro de 2017, registando 91,3 milhões de euros. Seguem-se MEC, Arena, Carat, Mindshare, Starcom, Havas Media, Initiative, Zenith e Mediacom.

(Dados actualizados a 20 de Fevereiro de 2018)

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)