Unilever-Jerónimo Martins é o maior anunciante de Maio

Cerca de 11% do investimento publicitário do passado mês de Maio, em Portugal, esteve a cargo de apenas quatro anunciantes. A Unilever-Jerónimo Martins mantém-se no topo da lista dos que mais investiram, sendo responsável por um share of voice de 3,8% relativamente ao total do mercado publicitário de televisão, rádio, imprensa, outdoor, cinema e internet.

Os dados são da MediaMonitor, da Marktest, segundo a qual o segundo lugar é ocupado pela Nos, logo seguida pela Reckitt Benckiser, ambas com um share of voice de 2,5%. Em quarto lugar, surge a Portugal Telecom, com 2,2%, fechando o grupo dos anunciantes responsáveis por 11,1% do investimento publicitário mensal.

O top 20, por seu turno, assegurou 34,2% do investimento publicitário de Maio. Nesta lista encontram-se oito empresas de grande consumo, três de grande distribuição, duas do sector automóvel, duas de telecomunicações e cinco de outros sectores.

A televisão foi o meio privilegiado no quinto do mês do ano por parte dos grandes investidores, que canalizaram 88,8% dos seus orçamentos para o pequeno ecrã. À internet dedicaram 6,7%, ao outdoor 2,1%, à imprensa 1,4%, à rádio 0,8% e ao cinema 0,1%.

Tendo em conta o acumulado do ano, a MediaMonitor indica que a maior parte do investimento a preços de tabela teve também como alvo a televisão, com 78,5%. Seguiram-se internet (8,3%), imprensa (6,1%) e restantes meios (7,1%).

Artigos relacionados