Unilever Fima é a maior anunciante do ano (até agora)

A Unilever Fima investiu mais de 180 milhões de euros em publicidade no mercado português, entre Janeiro e Junho deste ano. Desde total, a maioria teve como destino a televisão (172,3 milhões de euros), à frente de outros meios como internet (3,6 milhões), outdoor (3,7 milhões), rádio (315 milhões), imprensa (225 milhões) e cinema (175 milhões).

De acordo com os mais recentes dados da MediaMonitor da Marktest, a Nos Comunicações aparece em segundo lugar na lista dos maiores anunciantes do primeiro semestre, com um investimento de 143,4 milhões de euros. Seguem-se Modelo Continente, Vodafone Portugal, Procter & Gamble, L’Oréal Portugal, European Home Shopping, Altice Portugal, Reckitt Benckiser e Lojas Lidl Companhia.

Quanto às agências de publicidade, a MediaMonitor indica que a Havas Worldwide lidera no investimento com 379,9 milhões de euros. Logo depois, surgem Fuel (305,2 milhões de euros) e J. Walter Thompson (267,3 milhões de euros). O top 5 do primeiro semestre de 2019 conta ainda com VMLY&R e Bar Ogilvy Portugal.

A Wavemaker, por seu turno, é rainha nas agências de meios, com 575 milhões de euros de investimento, na primeira metade do ano. OMD (574 milhões) e Carat (525,7 milhões) completam o pódio, à frente da Arena e Initiative.

Investimento em Junho

Considerando apenas o passado mês de Junho, a Unilever Fima foi o maior anunciante de Portugal, com um investimento na ordem dos 44,5 milhões de euros. Seguem-se Nos Comunicações, Modelo Continente, L’Oréal Portugal e Vodafone Portugal.

A Havas Worldwide surge em primeiro lugar no ranking das agências de publicidade (83,6 milhões de euros). Logo depois, aparecem a Fuel, J. Walter Thompson, VMLY&R e Publicis Publicidade.

Por fim, no que respeita agências de meios, a OMD foi a que maior investimento registou em Junho, tendo atingido os 121,7 milhões de euros. O top 5 continua com a Arena, Initiative, Wavemaker e Carat.

Artigos relacionados