Unilever está à procura de um CMO++

A Unilever ainda não tem um substituto para Keith Weed na liderança de Marketing do grupo, mas tem uma certeza: será um CMO++. A expressão é utilizada pelo CEO Alan Jope, segundo o qual a demora na escolha de um novo nome para ocupar o cargo está relacionada com uma redefinição do conceito de CMO.

«Não será um papel idêntico – vamos cortar 20% e adicionar 20%. Ainda será Chief Marketing Officer na base, mas depois vamos juntar algumas coisas diferentes», adianta Alan Jope em declarações reportadas pela Marketing Week. O responsável garante ainda que a Unilever não seguirá o mesmo caminho que outras empresas de Grande Consumo, nomeadamente Coca-Cola e Mars, e que não apostará num Chief Growth Officer.

«Não existe uma organização perfeita – não existe tal coisa. Todas as organizações são um conjunto de escolhas e trocas. Estou certo de que algumas companhias estão a aproveitar o facto de terem um Chief Growth Officer, mas nós vamos ter um CMO++», afirma Alan Jope.

Além da redefinição do papel do CMO, o processo tem sido demorado também devido à busca ter sido alargada a candidatos internos e externos. Alan Jope assegura que uma decisão ainda não foi tomada mas que novidades estão para breve.

Marcas sem propósito serão eliminadas

Apesar de ainda não ter um CMO, a Unilever tem uma nova estratégia bem definida para as suas marcas: todas as insígnias terão de ter um propósito claro. Aquelas que não cumprirem este perfil serão eliminadas. «Vamos abandonar as marcas que sentirmos que não são capazes de defender algo mais importante do que deixar o cabelo brilhante, a pele suave, as roupas brancas ou a comida saborosa», avança Alan Jope.

O CEO ressalva, ainda assim, que este não é um processo fácil, pelo que será dado tempo às marcas. Não irão desaparecer insígnias da noite para o dia. «Será um processo gradual», afirma.

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