Uma em cada 10 mulheres portuguesas já sentiu dificuldades económicas para comprar produtos menstruais

A Intimina, marca de produtos dedicados ao cuidado da saúde íntima feminina, desenvolveu um estudo em cinco universidades portuguesas na região de Lisboa, de forma a perceber a consciência das jovens sobre pobreza menstrual e avaliar como é feita a gestão da higiene menstrual em Portugal.

As conclusões demonstram que em Portugal não existem tradições de exclusão social relativamente à menstruação e existe um esforço colectivo entre família, escolas e organizações para que se aborde a menstruação como uma coisa natural e se promova informação adequada e generalizada. Assim, 90% das inquiridas confirma que fala abertamente sobre menstruação com a família e amigos e mais de metade afirma que não conhece o termo “pobreza menstrual”.

Quando questionadas sobre o custo de ter o período, 30% das jovens refere não ter noção, seja por não fazer as contas ou pela gestão financeira ser realizada por terceiros. Já 5 em cada 10 revela saber que gasta mais de cinco euros por mês em produtos de higiene menstrual. Contudo, quando inquiridas sobre se já sentiram dificuldades financeiras para adquirir produtos de higiene menstrual, uma em cada 10 revela que sim e que esse factor já condicionou a frequência com que trocam de produto menstrual por dia.

Os tradicionais pensos e tampões descartáveis são os produtos mais usados pela maioria das inquiridas, no entanto, são os mais caros, com 16% a revelar que gasta mais de 10 euros por mês em produtos menstruais. Por outro lado, duas em cada 10 jovens, revelam que, por já usarem um produto menstrual reutilizável, não têm gastos mensais com o período. Ou seja, um copo menstrual (que em Portugal ronda os 30 euros) faz com que, após a compra, não existam gastos adicionais.

Assim, qual é o motivo para a maioria das inquiridas ainda ter gastos mensais com o período, questiona o inquérito. Os dados demonstram que 93% nunca experimentou um copo menstrual e apenas 16% afirma que não se preocupa com a sustentabilidade na menstruação.

Com estes resultados em mão, a Intimina advoga pela sensibilização para o tema da higiene menstrual, a promoção da consciencialização e a mudança de normas sociais negativas em relação ao assunto. Segundo a marca, milhões de mulheres e raparigas em todo o mundo encontram-se em situação de pobreza menstrual, prejudicando as oportunidades de educação, saúde e sociais, acabando impedidas de atingir o seu pleno potencial.

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