Um mês em festa

O foco da Makro está em apoiar os seus clientes a atingirem o merecido sucesso com o seu negócio. No mês em que assinalou o seu 29.º aniversário, a empresa decidiu celebrar o feito ao destacar, de uma forma jovem e dinâmica, os verdadeiros feitos dos seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Porque, como afirma Sílvia Lopes, head of Marketing da Makro Portugal, são estes os heróis do sector.

«Há 29 anos presente em Portugal, a Makro, com mais de 1000 colaboradores, distribuídos pelas 10 lojas de norte a sul do País, duas plataformas logísticas e escritório central, orgulha-se de apresentar a Campanha de Aniversário dedicada a todos os Heróis de Portugal. O Aniversário da Makro é a altura ideal para celebrar o que a empresa é e, acima de tudo, o que representa. É um mês de celebração em que pretendemos homenagear todos os heróis que têm interacções com a Makro. A Makro são as pessoas e cada uma tem o seu papel, todos eles essenciais. Pessoas que acordam todos os dias com vontade de fazer a diferença e que não têm medo de seguir um sonho, de fazer o que sabem, custe o que custar. É importante assinalar esta data da melhor forma para todos os que fazem da Makro a grande casa que é hoje, sejam eles colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros», refere Sílvia Lopes.

Durante todos os dias do mês, cada loja, de norte a sul do país, ofereceu 300 euros em compras ao melhor cliente (dia/loja) de marcas próprias e exclusivas Makro. Desta forma, a Makro ofereceu, durante o mês de Setembro, 90 mil euros em prémios.

Paralelamente, e de forma a criar ainda uma maior notoriedade em torno desta comemoração, foi reforçada a comunicação a nível nacional e regional com um forte investimento em media, para que esta data não passasse despercebida a nenhum dos clientes. “Esta campanha 360º above and below the line foi reforçada uma vez mais com o investimento em meios nacionais e locais, outdoors exteriores de norte a sul do País e mupis. Houve uma aposta forte na área digital, com um forte investimento e diferentes activações em meios digitais e social media», explica a head of Marketing da Makro Portugal.

Houve lugar a diversas dinâmicas com fornecedores, demonstrações e degustação de produtos, com grande foco nas marcas próprias e exclusivas da Makro. Foi através destas mesmas marcas que a empresa grossista afirmou a importância do envolvimento local e seleccionou 29 instituições de norte a sul do País, com o objectivo de oferecer 29 cabazes, com 29 produtos Makro Chef.

«Sabemos que a questão da responsabilidade social é um tema onde a Makro tem um compromisso acrescido. Pelo lema da Casa dos heróis, este foi o ponto de partida, com o objectivo de tornar esta comemoração num marco que atribua valor emocional ao aniversário, à marca e às suas pessoas. Seleccionámos 29 instituições de apoio a crianças, impactando as regiões abrangidas pelas nossas lojas», refere Isabel Caeiro, Communication & Engagement manager da Makro Portugal.

A nível interno, tanto os colaboradores do escritório central como das plataformas logísticas vestiram o papel de heróis, sendo desafiados a apoiar as lojas no sentido de atingirem alguns objectivos. «Continuamos a fazer história no mercado grossista português e na vida daqueles para quem e com quem trabalhamos. Ao fim destes 29 anos, não esgotámos tudo aquilo que temos para dar e é isso que faz da Makro Portugal uma marca Top of the Mind. Sabemos que este sucesso depende de todos, dos verdadeiros heróis que fazem da Makro um lugar de eleição», comenta Sílvia Lopes.

Combate ao plástico

A Makro Portugal encontra-se empenhada em construir um futuro onde a redução da utilização do plástico seja uma evidência e já oferece alternativas. Até 2023 pretende economizar 300 toneladas de plástico em conjunto com os restantes países da METRO. E, até 2025, visa capacitar os seus clientes de ferramentas para reduzir a sua pegada ecológica.

Este é um processo que já vem sendo traçado desde 2014, ano em que a Makro Portugal começou a disponibilizar alternativas ao plástico provenientes de fontes renováveis, compostáveis e biodegradáveis, que não interferem na cadeia de abastecimento alimentar. Através de algumas destas matérias, este ano os clientes Makro puderam contar com uma gama completa de soluções alternativas ao plástico a preços competitivos, como palhinhas, talheres, pratos, copos, sacos.

«A Makro Portugal trabalha para o 12.º objectivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que visa o consumo e produção responsáveis. Perante este cenário, estamos comprometidos com a transição para uma economia circular, na qual produtos e materiais circulam para eliminar o desperdício», afirma Nuno Nogueira Oliveira, Quality Assurance manager & Sustainability Officer da Makro Portugal.

As próximas metas da empresa grossista passam por aumentar a consciencialização entre colaboradores e clientes para mudar padrões de consumo, optimizar os processos de gestão de resíduos e oferecer pontos de recolha nas lojas para aumentar a taxa de recolha e reciclagem. Pretende ainda trabalhar com os fornecedores para disponibilizar aos clientes uma gama de produtos e soluções sustentáveis e optimizar as embalagens das marcas próprias para reduzir o seu impacto ambiental, impulsionado pelo princípio dos 3R – “reduzir, reciclar, renovar”.

«O futuro prepara-se no passado e faz-se no presente – esta frase ilustra bem o trabalho que tem sido desenvolvido pela Makro Portugal. Ao participar, desde 2014, na METRO Plastic Iniciative, em conjunto com 12 países da METRO, contribuímos para a optimização de 11 mil embalagens nas nossas marcas próprias e para a redução de 400 toneladas de material. Neste último ponto, a Makro Portugal conseguiu encontrar alternativas ao PVC em 100% das embalagens nas suas marcas próprias (Makro Chef, Makro Professional, ARO e Rioba), substituindo um plástico considerado “problemático” pelos resíduos tóxicos resultantes da sua produção e eliminação», destaca Nuno Nogueira Oliveira.

Os clientes da empresa grossista podem, assim, assumir a responsabilidade e contribuir activamente para a preservação dos ecossistemas locais. A Makro compromete-se a apoiar os seus clientes durante o período de transição dos plásticos de uso convencional com informações sobre como usar e descartar os materiais alternativos com eficiência.

Agilidade digital

A Makro Portugal anunciou a implementação de compras com MBWay nas suas lojas, afirmando ser a primeira distribuidora grossista a adoptar esta forma de pagamento no mercado português.

Esta iniciativa vem no seguimento de um forte investimento no digital e nas tecnologias de informação e comunicação que a Makro tem vindo a efectuar recentemente.

A decisão de permitir pagamentos por MBWay, através das tecnologias QR Code e NFC (Near Field Communication), foi tomada no início do ano e durante estes últimos meses o serviço digital foi progressivamente implementado em todas as lojas Makro. A empresa grossista concluiu o processo, sendo que as 10 lojas a nível nacional já têm o MBWay disponível.

«Os pagamentos por MBWay vão facilitar muito a vida dos nossos clientes e igualmente dos nossos colaboradores. Queremos manter a vitalidade da renovação dos nossos serviços e a aposta em soluções digitais que tragam cada vez mais facilidades e vantagens aos clientes Makro», afirma Luís Carneiro, head of Sales & Operations da Makro Portugal.

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