Um espaço para ouvir e inspirar os jovens
MARKETEER CONTENTSO novo videocast criado e apresentado por Catarina Furtado chama-se “Ponto de Luz”. Lançado neste mês de Novembro, este projecto surge como um formato inovador que tem por objectivo dar voz aos adolescentes, colocando-os em diálogo com professores de todo o País sobre questões sociais, educacionais e de cidadania. Uma ideia original de Catarina Furtado, que, além de apresentadora, é também presidente e fundadora da ONGD Corações Com Coroa e embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas, este videocast é promovido com o apoio da Missão Continente, que assim reforça o seu compromisso com a promoção de causas sociais e de impacto comunitário.
“Ponto de Luz” homenageia a cantora Sara Tavares, que compôs uma canção com este nome, e tem como foco temas de grande importância para os adolescentes: igualdade de género, violência, discriminação, saúde mental e cidadania. Tendo em conta a relevância destes assuntos, Catarina Furtado pretende que “Ponto de Luz” inspire uma nova perspectiva sobre o papel das escolas na formação de cidadãos informados e preparados para os desafios actuais.
Em declarações à Marketeer, Catarina Furtado explicou que a ideia de criar este podcast «nasceu das minhas experiências a realizar palestras em escolas. Recebo muitos convites, cerca de 200 por ano, de escolas públicas e privadas. Nessas palestras, falo sobre direitos humanos e outros temas que também abordamos neste podcast. Faço dinâmicas com os alunos e até tenho um momento chamado “Cantinho dos Desabafos”, onde os jovens partilham as suas preocupações e tentamos resolver questões que os afectam».
Além desta proximidade com as escolas, a apresentadora explica que a pandemia de Covid-19 foi também um factor importante para chegar à ideia original de “Ponto de Luz”: «Ao longo dos anos, percebi que os adolescentes enfrentam desafios muito semelhantes, não importa onde estejam. Durante a pandemia, foram uma das faixas etárias mais penalizadas. Perderam momentos cruciais, tanto na sua formação social como emocional. Falei com psiquiatras e psicólogos para me preparar melhor, e todos confirmaram que os adolescentes foram fortemente impactados. Enquanto nós, adultos, conseguimos ajustar-nos, eles perderam oportunidades únicas de crescimento.»
Ao longo dos 12 episódios que compõem esta série de duas temporadas, este videocast proporciona, assim, um espaço para que os jovens possam expressar as suas opiniões. No evento de apresentação, a apresentadora sublinhou que, apesar de a juventude ser frequentemente rotulada de desinteressada e alienada, são os adolescentes os principais responsáveis por construir o futuro e, por isso, merecem ser ouvidos no presente.
A estrutura do videocast é composta por conversas entre alunos e professores que não se conhecem, mas que são convidados a debater e a reflectir sobre os desafios do sistema educativo actual e o papel da escola na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Cada episódio também conta com o testemunho de uma figura pública que partilha a sua visão sobre o tema em questão, respondendo à pergunta «O que gostavas que te tivessem dito na escola?». Daniela Ruah, Carlão, Marisa Liz, Tânia Graça, Dino d’Santiago e Paulo Azevedo são presenças já confirmadas neste videocast.
Esta não é a primeira vez que Catarina Furtado se dedica à promoção de temas sociais e educacionais. Com este videocast, a apresentadora procura criar um espaço de reflexão crítica e construtiva e enfatiza o papel fundamental dos professores, reconhecendo-os como agentes de mudança capazes de transformar a vida de jovens que enfrentam grandes desafios no percurso escolar. Este projecto também visa homenagear estes profissionais, cujos esforços passam, por vezes, despercebidos.
A parceria com a Missão Continente é um exemplo de como marcas se podem envolver em iniciativas que promovem a educação e a inclusão. A Missão Continente, através deste apoio, reforça o seu compromisso com a responsabilidade social, oferecendo plataformas para que questões sociais importantes sejam debatidas e divulgadas, atingindo um público amplo e diversificado.
Em declarações à Marketeer, Nádia Reis, directora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, explica que o apoio a este projecto «foi algo natural. Desde o início, percebemos que partilhávamos os mesmos valores. A educação e os direitos humanos são pilares fundamentais para a Missão Continente. Quando recebemos o convite da Catarina e da sua equipa, aceitámos imediatamente. Queremos capacitar os jovens a serem agentes de mudança, iluminando o que está à sua volta».
Além disso, a responsável pela Missão Continente não tem dúvidas de que este tipo de iniciativas tem impacto junto do grande público: «Estas acções criam uma ligação emocional genuína com as pessoas, e isso vai além do consumo. É uma forma de devolvermos à sociedade a confiança que os nossos clientes depositam em nós. Debater temas como inclusão e educação é central para a transformação cultural, tanto da sociedade como das próprias organizações.»
Ainda sobre esta parceria, Catarina Furtado reforçou que «sentimo-nos todos parte da mesma equipa, com os mesmos objectivos. Não há uma separação entre a Missão Continente e a autora Catarina Furtado. Trabalhamos de mãos dadas para contribuir para melhorias reais, e espero que este modelo sirva de exemplo para outras marcas».
“Ponto de Luz”, que será transmitido ao longo de seis episódios numa fase inicial (e outros seis em 2025), promete trazer à tona discussões sobre as questões que afectam a juventude portuguesa, contribuindo para uma sociedade mais informada e empática. Ao permitir que os jovens se expressem e que os professores compartilhem as suas experiências e desafios, “Ponto de Luz” pode ser uma ferramenta valiosa na construção de um futuro mais justo e humano.
ONDE ASSISTIR
O videocast “Ponto de Luz” está disponível em várias plataformas, como YouTube, Spotify e Apple Podcasts. Catarina Furtado e a Missão Continente esperam alcançar um vasto público, incentivando educadores, pais, jovens e toda a comunidade a participar numa reflexão sobre o modelo educacional actual e o seu impacto na sociedade.
“PONTO DE LUZ”: TEMAS
1.ª temporada
• Igualdade de género, violência doméstica e discriminação
• Racismo, xenofobia e interseccionalidade
• Relações, redes sociais e saúde mental
• Educação sexual e compreensiva
• Liberdade de expressão, decisão e participação política
• Incapacidades e inclusão
2.ª temporada (2025)
• Cidadania, solidariedade, activismo e voluntariado
• Abusos, assédio e consentimento
• Orientação sexual e identidade de género
• Desinformação e populismos
• Idadismo
• Sustentabilidade, alimentação saudável e desperdício alimentar
Este artigo faz parte da edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.