Twitter vai entrar em bolsa com prejuízos

Twitter_2Cerca de três semanas depois de ter anunciado oficialmente a sua intenção de entrar em bolsa, o Twitter desvendou os primeiros pormenores sobre a operação. A rede de microblogging informou que pretende angariar mil milhões de dólares (cerca de 736,1 milhões de euros) com a sua Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla inglesa), mas revelou também que ainda não é lucrativa.

Nos documentos enviados pelo Twitter à Securities and Exchange Commission (SEC), o operador do mercado de capitais norte-americano, a rede de microblogging revelou que agravou o prejuízo em 41% para 69 milhões de dólares (50,8 milhões de euros) no primeiro semestre deste ano, apesar das receitas terem atingido os 254 milhões de dólares (187 milhões de euros).

Em 2010, o prejuízo do Twitter situava-se “apenas” nos 28 milhões de dólares (20,6 milhões de euros), mas em 2012 escalou para os 317 milhões (233,5 milhões de euros). Já nos primeiros seis meses de 2013, mais de 65% das receitas publicitárias da companhia foram provenientes das plataformas móveis, que são também o meio preferencial da maioria (75%) dos utilizadores.

A empresa, que foi criada há sete anos em São Francisco (EUA), adiantou ainda que conta neste momento com 218 milhões de utilizadores activos por mês (sendo que um terço reside nos EUA) e que, em média, são enviados 500 milhões de tweets por dia.

Números que vão servir agora para que o mercado conheça melhor a realidade do Twitter e avalie a possibilidade de adquirir acções da empresa, que deverá entrar em bolsa sob o símbolo TWTR, mas ainda não revelou se será na Nasdaq (que reúne empresas tecnológicas) ou na bolsa de Nova Iorque. A entrada do Twitter em bolsa tem sido alvo de especial atenção por parte dos media e dos analistas, depois do recente fracasso das operações de empresas como o Facebook ou a Groupon.

De acordo com a agência Bloomberg, com a entrada em bolsa, o Twitter deverá ficar com um valor de mercado a rondar os 12,8 mil milhões de dólares (9,4 mil milhões de euros).

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)