Tudo a postos para o refill se tornar (em breve) mainstream

Consumidores que levam recipientes e sacos reutilizáveis para o supermercado já deixaram de ser olhados de lado por operadores de caixa e por outros clientes. A normalização destes comportamentos é a regra, abrindo espaço para um consumo mais consciente e sustentável.

Texto de Maria João Lima

Primeiro desapareceram os sacos de compras gratuitos e com isso surgiram os sacos reutilizáveis. Depois começaram a surgir alternativas de poliéster e algodão para colocar frutas e legumes. Agora avança-se mais um pouco e começa a surgir a venda a granel de uma panóplia de produtos, que terá tendência a diversificar-se à medida que aumente a adesão dos consumidores. Em várias superfícies comerciais é, hoje, possível encontrar a venda a granel automatizada de frutos secos, água filtrada, detergentes e alimentação para animais.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Fevereiro de 2023 da revista Marketeer.

Artigos relacionados