O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira aplicar uma tarifa de 25% aos produtos da Apple vendidos nos EUA, a menos que estes sejam fabricados dentro do país.
A ameaça foi deixada esta manhã no Truth Social: “Há muito tempo informei Tim Cook, da Apple, que espero que seus iPhones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, não na Índia ou em qualquer outro lugar. Se não for esse o caso, a Apple deverá pagar uma tarifa de pelo menos 25% aos EUA.”
Se concretizar a ameaça, o preço dos iPhones pode escalar drasticamente, segundo apontou a Associated Press, prejudicando as vendas e lucros de uma das principais empresas de tecnologia dos EUA.
A Apple, liderada pelo CEO Tim Cook, em resposta às tarifas impostas por Trump à China, já estava a desenvolver esforços no sentido de transferir o fabrico dos dispositivos para a Índia, mas agora o problema poderá ser maior uma vez que, para fugir a tarifas de 25% (se Trump avançar com a medida), a empresa terá de fabricar os iPhones em solo norte-americano.