Três anos da Uber em Portugal em números

A Uber chegou a Portugal há três anos, trazendo na bagagem apenas o serviço de gama alta uberBlack. Entretanto, alargou o portefólio e passou a disponibilizar o uberX, uberGreen e uberXL. Alargou também o número de cidades em que está presente, tendo começado em Lisboa e seguido para o Porto e Algarve.

A primeira viagem, a 4 de Julho de 2014, durou 16 minutos, com ponto de partida em Picoas e chegada nos Restauradores. A Uber conta que o motorista da estreia, David, recebeu uma pontuação de cinco estrelas. Hoje, são mais de três mil os motoristas.

Desde que chegou ao mercado português, a Uber viu a sua aplicação móvel ser descarregada mais de um milhão de vezes. Além disso, utilizadores de mais de 80 nacionalidades já recorreram à app da tecnológica norte-americana para viajar em Portugal: só nos últimos 12 meses, mais de 750 mil utilizadores estrangeiros o fizeram.

Segundo dados disponibilizados pela empresa, o Dia de Portugal deste ano, comemorado a 10 de Junho, foi o dia em que mais pessoas viajaram com a Uber em Portugal. Os destinos mais populares são infra-estraturas de transporte colectivo, como aeroportos e estações de comboios.

A viagem mais longa realizada em Portugal ultrapassou os 1200 quilómetros, tendo começado e terminado em Lisboa. O utilizador em questão decidiu ir de Uber até Madrid e voltar, em Janeiro deste ano.

A Uber lembra  ainda que a opção 100% eléctrica, conhecida como uberGreen, foi testada pela primeira vez em Portugal. Foi por cá que se deu início ao piloto que permitiu poupar mais de 20 toneladas de CO2 em Lisboa e no Porto, nos primeiros três meses.

No seu site, a Uber avança ainda com dados de um estudo da Eurosondagem, segundo os quais cerca de 30% dos lisboetas e portuenses já experimentaram a Uber.

uberPool

No dia em que comemora o seu terceiro aniversário em Portugal, a Uber arranca com mais um capítulo de uberPool, serviço de boleias que permite aos utilizadores partilhar viagens. A partir de hoje e até dia 31, será possível escolher esta opção para viagens em Lisboa, à semelhança do que já tinha acontecido durante o Web Summit.

Desta vez, são os festivais de Verão a dar o mote, como explica Rui Bento, director-geral da Uber em Portugal: «Lisboa acolhe dois dos maiores festivais de Verão da Europa, que atraem milhares de visitantes e turistas, mas que colocam fortes desafios à mobilidade na cidade.»

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)