Trendmood: Como uma conta de Instagram se tornou a “rainha” da indústria de beleza e a preferida das marcas

Aquilo que começou como uma simples conta de Instagram em 2012 para partilhar novidades de maquilhagem tornou-se, em apenas uma década, numa das plataformas mais influentes da indústria da beleza. A Trendmood, criada pela maquiadora Sophie Shab em 2015, é hoje um dos canais preferidos de muitas marcas para apresentar novos produtos – ultrapassando, em eficácia e velocidade, editoriais tradicionais, viagens com influenciadores ou campanhas publicitárias de grande escala, como conta o site Business of Fashion (BofF).

Amy Liu, fundadora da marca Tower28, é um dos muitos exemplos de quem optou por colocar a Trendmood no centro da estratégia de lançamento. Quando preparava a chegada do blush em pó Getset, ponderou as opções clássicas. Mas, como recorda, em declarações ao BofF: “Vamos simplesmente enviar para a Trendmood”. E foi o suficiente.

Com quase dois milhões de seguidores profundamente ligados ao universo da beleza, a Trendmood tornou-se sinónimo de antecipação, exclusividade e influência. A Smashbox, da Estée Lauder Companies, viu um impacto imediato não só nas redes sociais como também nas vendas diretas ao consumidor após promover o seu blush em bastão na conta de Shab.

Mais do que uma página, a Trendmood é atualmente uma fonte de notícias e tendências. Foi a primeira a revelar a linha de maquilhagem da Prada, em 2023, e anunciou o regresso da Marc Jacobs Beauty muito antes de qualquer confirmação oficial. A influência é tal que cada vez mais marcas integram a Trendmood nos seus planos de marketing desde o início.

Shab, que se apaixonou por maquilhagem ainda na adolescência em Israel, lançou a conta depois de se mudar para Los Angeles. Mesmo sem se considerar “uma pessoa de redes sociais”, encontrou na plataforma uma forma autêntica de partilhar o seu entusiasmo por cosméticos.

Discreta e raramente à frente da câmara, Shab construiu uma comunidade sólida, movida por lançamentos, novidades e produtos em primeira mão. A sua relação com os seguidores – muitos deles profissionais da área – garantiu-lhe um fluxo constante de informações exclusivas.

Além da presença digital, a empreendedora está a expandir o universo Trendmood com a Trendmood Box e planeia a abertura de um espaço físico em Los Angeles para ativação de marcas e eventos, revelando o quão significativa se tornou na indústria de beleza.

 

Artigos relacionados