Toyota é a marca mais “verde” do mundo

interbrand_2Pelo terceiro ano consecutivo, a Toyota lidera o Best Global Green Brands, ranking divulgado pela consultora Interbrand que compara o desempenho das empresas ao nível das práticas sustentáveis com a percepção que o público tem dessas mesmas práticas. Num ranking dominado pelas marcas do sector automóvel, a Ford e a Honda ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

No caso da Toyota, o estudo recorda que a marca está a explorar o futuro da mobilidade através da construção de uma sociedade de baixo carbono chamada Toyota Ecoful Town, em Toyota City, no Japão. “Da redução de emissões de gases de efeito estufa até à utilização de contentores em metal reutilizável para o transporte e distribuição, a Toyota é um exemplo do que pode resultar – a nível de desempenho e de percepção – quando uma empresa faz da sustentabilidade uma parte integrante da estratégia de negócios global”, lê-se no documento. No ano passado, a empresa nipónica vendeu mais de 2,9 milhões de Prius (um modelo híbrido) em todo o mundo.

Panasonic (4ª posição), Nissan (5ª), Johnson & Johnson (6ª), Volkswagen (7ª), Danone (8ª), Nokia (9ª) e Dell (10ª) completam o top 10 do Best Global Green Brands 2013.

A Nissan, a Ford, a Nokia e a UPS (32º lugar) foram as marcas que mais posições subiram em relação ao ano passado, num ranking que contou pela primeira vez com a participação da Nestlé (14º lugar), da Kia (37º), da Zara (48º) e da Colgate (50º).

«O estudo vem confirmar a noção de que os consumidores exigem cada vez mais transparência e produtos ecologicamente conscientes e que algumas marcas já compreenderam a importância de envolver os consumidores na solução. Por outras palavras, a sustentabilidade pode beneficiar o negócio e o meio ambiente em simultâneo e criar valor para as marcas e, por essa razão, está a tornar-se um imperativo para o crescimento dos produtos e serviços», afirma em nota de imprensa Pedro Veloso, managing director da Interbrand Portugal & Central Africa.

O relatório Best Global Green Brands tem por base o relatório Best Global Brands da Interbrand, que determina as 100 marcas mais valiosas do mundo. Para apurar as 50 marcas que integram o Best Global Green Brands, a consultora realiza pesquisas junto de consumidores para recolher a percepção do público sobre as práticas ambientais ou sustentáveis dessas marcas. De seguida, essa informação compara com os dados de desempenho de sustentabilidade ambientais fornecidos pela Deloitte.

Os estudos de percepção resultam de mais de 10.000 entrevistas nas 10 maiores economias do mundo – EUA, Japão, China, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Brasil, Índia e Rússia.

O ranking completo pode ser consultado aqui.

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