Too Good To Go lança projeto educativo “Next Gen” para combater desperdício alimentar

NotíciasSustentabilidade
Marketeer
25/06/2025
18:10
NotíciasSustentabilidade
Marketeer
25/06/2025
18:10
Partilhar

A Too Good To Go acaba de lançar em Portugal o projeto educativo “Too Good To Go Next Gen”, destinado a crianças entre os 6 e os 11 anos. A iniciativa pretende sensibilizar as novas gerações para a importância de combater o desperdício alimentar, associando o tema às alterações climáticas e incentivando a ação através de jogos e atividades lúdicas.

Segundo dados da World Wide Fund for Nature (WWF), 40% da produção alimentar mundial é desperdiçada, o que representa mais de 2.500 milhões de toneladas por ano. Para a Too Good To Go, envolver os mais novos é essencial para mudar este cenário.

“Com mais de 500 milhões de refeições salvas em todo o mundo e mais de 6 milhões em Portugal, na Too Good To Go acreditamos que inspirar e capacitar as novas gerações é essencial para construir um futuro onde desperdiçar comida não seja uma opção,” afirma Maria Tolentino, diretora da Too Good To Go em Portugal. E acrescenta: “Muitas vezes, são os mais pequenos que impulsionam mudanças em casa e motivam os adultos a agir. Por isso é tão importante ensiná-los desde cedo sobre o desperdício alimentar e como combatê-lo.”

O projeto Next Gen assume a forma de dois cadernos ilustrados e gratuitos, disponíveis para download através do novo Hub de Educação da Too Good To Go. O primeiro, “O que é o desperdício alimentar?”, ajuda as crianças a entender como surge o desperdício, com atividades como “A viagem da banana”. Já o segundo, “Como evitar o desperdício alimentar?”, ensina, através de jogos, boas práticas no armazenamento de alimentos e até receitas anti-desperdício.

Os materiais foram pensados para serem usados tanto por famílias em casa como por educadores em contexto escolar ou em atividades extracurriculares.

Segundo comunicado da empresa, Next Gen inspira-se em programas anteriores lançados noutros países, como o francês Mon École Anti-Gaspi, que chegou a mais de 4.000 escolas, e ações semelhantes na Dinamarca. Esta é a primeira vez que o programa é apresentado a nível internacional, como parte do novo Espaço Educativo da Too Good To Go — uma plataforma digital que visa capacitar pessoas de todas as idades a agir contra o desperdício alimentar.

O Espaço Educativo inclui ainda outras iniciativas como “Observar, Cheirar, Provar”, que promove o uso dos sentidos para avaliar alimentos após o fim da data de consumo preferencial — um movimento que já está presente nas embalagens de mais de 720 produtos de marcas como Bimbo, Continente e Kellogg’s.


Notícias Relacionadas

Ver Mais