Todos por todos!

Por Tiago Simões, director de Marketing da Sonae MC

Tenho andado a pensar no tema para esta coluna há alguns dias. Queria escrever-vos sobre uma coisa boa… há poucas semanas conseguimos, depois de vários anos, fechar o concurso e adjudicar um novo painel de audiências de televisão em Portugal. Este painel produz GRP, a moeda com que compramos espaço publicitário em televisão. Finalmente vamos ter um painel moderno, actualizado, tecnologicamente preparado para estes tempos onde o consumo de televisão está a mudar tanto. Uma excelente notícia para a indústria. Um feito que não só vem pacificar este tema e trazer mais confiança para este processo, como nos vai permitir, a todos, concentrar nos temas relevantes e que se discutem nos mercados mais avançados sobre medição de audiências – como medimos os nossos investimentos em grandes plataformas digitais, que se medem a si próprias, ou como fazemos o Cross Media Measurement, que desafia anunciantes de todo o mundo.

Mas, infelizmente, a realidade é pesada de mais para eu fugir dela… escrevo este texto no final de Janeiro. Todos os dias batemos recordes de mortos e de novos infectados. Os hospitais estão no limite e vivemos o pior momento da nossa vida colectiva.

Neste contexto, o que devem fazer as marcas? Tenho defendido uma necessidade de sermos ágeis e ousados. Lermos a realidade e colocarmos as nossas marcas, dentro das possibilidades de cada uma, ao serviço de Portugal, seja cumprindo a sua missão, protegendo os seus colaboradores, agradecendo a quem está na linha da frente ou ajudando quem mais precisa. É um momento único para as marcas demonstrarem o propósito e vincarem o seu papel na sociedade.

Perante a emergência nacional, perante o vergonhoso último lugar no ranking de combate à pandemia e perante um poder político que tem pautado muita da gestão actual da crise por um apontar de dedos aos portugueses, as marcas que o conseguirem, podem e devem mostrar os seus valores.

Mas também temos que nos preparar para o que aí vem… depois de um segundo confinamento, a economia vai sair muito maltratada. A crise económica, ainda que de forma assimétrica, vai atingir muitos portugueses. E muitas marcas. Algumas não vão sobreviver, e outras sairão muitíssimo afectadas. E também por isto, nesta crise económica que se seguirá à sanitária, as marcas vão ser postas à prova. As que superarem a crise terão, mais do que nunca, que mostrar os valores que pautam a sua actuação. Por um lado, continuarão muito expostas ao escrutínio de todos mas, por outro, terão muitas oportunidades para pôr em prática o seu propósito. E isto não só será muito valorizado, como será também muito necessário.

Vamos todos, mais que nunca, precisar de todos.

Artigo publicado na Revista Marketeer n.º 295 de Fevereiro de 2021

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