Tissot e desporto: relação de longa data

A Liga Profissional norte-americana de Basquetebol, mais conhecida por NBA, e a Tissot anunciaram uma parceria que torna a marca suíça de relógios no primeiro “Official Timekeeper” da NBA, da WNBA e da NBA D-League. A parceria entre ambas representa a maior de sempre levada a cabo pela Tissot e é também o culminar de uma história de envolvimento com o desporto.

François Thiebaud, presidente da Tissot, explicou à Marketeer que a marca e o desporto sempre foram uma grande combinação. «Partilham um valor que é essencial para ambas – paixão pelo desempenho e pela precisão». Em 1938, a marca iniciou o seu percurso na arte de cronometrar já que queria ser mais do que «apenas um nome num poster e tornar-se num player chave nos jogos».

Daí ser natural que a Tissot fosse “atractiva” para a NBA, conta, acrescentando que a marca já tinha também experiência a cronometrar jogos de basquetebol devido à parceria com a Federação Internacional de Basquetebol desde 2008. François Thiebaud adianta ainda que esta modalidade é uma das mais populares em todo o mundo pelo que oferece a audiência ideal para a Tissot.

Tendo já arrancado este mês, a posição da marca enquanto Cronometrista Oficial e ainda Relógio Oficial vai implicar o desenvolvimento de uma tecnologia de última geração de um sistema de cronometragem de precisão integrado. Este deverá ser implementado nos 29 estádios da NBA, a partir da época 2016/2017. Mas não serão apenas os jogadores e o desporto a beneficiar da parceria. O presidente da Tissot explica que os fãs e os consumidores são a razão pela qual este tipo de associações são estabelecidas e, por essa razão, são eles o centro de todos os acontecimentos. As parcerias, afirma, são uma forma da marca comunicar a sua mensagem e aproximar-se dos seus consumidores finais.

De que forma, então, será o público incluído? François Thiebaud avança que os consumidores farão parte de todo o processo de desenvolvimento e que uma das formas de tornar tal possível é aproveitar as redes sociais. «Para nós, os nossos consumidores e os nossos fãs são os nossos embaixadores.»

Texto de Filipa Almeida

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