TIP On Reconstruction: «Somos líderes porque os nossos vizinhos [RFM] se esqueceram de afinar»

fotografia_2Pedro Ribeiro, director de Programação da Rádio Comercial, e António Casanova, CEO da Unilever Jerónimo Martins, foram, respectivamente o orador e o comentador da TIP Talk que a Marketeer organizou e que se realizou ontem, ao final da tarde.

Sob o tema TIP On Reconstruction, ideias para construir e liderar, o encontro decorreu a partir das 19.00h no Jardim de Inverno do Edifício Fidelidade Mundial, em Lisboa. Com ambiente bastante informal em que a assistência é convidada a participar na conversa, Pedro Ribeiro contou como fez o percurso que levou a Rádio Comercial, em seis anos, do terceiro para o primeiro lugar no ranking das estações mais ouvidas em Portugal e quais as barreiras que foram sendo ultrapassadas por si e pela equipa de que se rodeou. O que é facto é que a Comercial é líder há um ano. E para isso teve que arriscar. Num mercado onde imperava o modelo de um casal de apresentadores do progarama da manhã, Pedro Ribeiro convenceu a administração e os accionistas, a ter cinco pessoas no ar ao mesmo tempo!

Mas Pedro Ribeiro garante que não esquece o que é estar a perder. E não quer voltar a estar a perder. Mas sabe que para isso há que afinar em permanência. «Nós somos líderes porque os nossos vizinhos [RFM] se esqueceram de afinar», garante.

O director de Programação da Rádio Comercial acredita que não foi criada pela rádio que representa uma fórmula. «Porque as fórmulas podem ser copiadas. E aquilo que nós construímos não pode ser copiado porque está assente em pessoas e no talento que essas pessoas aportam», garante.

Para o sucesso contribui também a aposta que desde cedo a Rádio Comercial fez nas multiplataformas. Porque afinal, o que é que é uma rádio daqui a uns 20 anos para além de uma marca que é um canal de áudio? Não vai representar nada. Daí que a Comercial tenha apostado em ter muito mais imagem. Passou a ter uma webcam no estúdio e hoje mais de 20 mil pessoas vão lá todos os dias espreitar. Além disso «começámos a filmar os nossos eventos e a faze vídeos para o YouTube, concertos das canções do programa da manhã», recordou. Ou seja, está presente nos vários momentos que fazem parte da vida dos ouvintes.

 

Artigos relacionados