O TikTok é o local onde a cultura começa, ganha forma e se espalha. No Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions deste ano, a plataforma chinesa celebra as marcas e criadores que estão na linha da frente, ao explorar tendências e gerar impacto no mundo real.
A comunidade TikTok transformou a forma como pessoas e empresas se tornam conhecidas, abrindo portas para que todos na plataforma possam definir o sucesso nos seus próprios termos. A rede social chinesa continua a inspirar e a apresentar novas tendências e experiências – 81% dos utilizadores de plataformas de vídeo afirmam que o TikTok os ajuda a descobrir temas que nem sabiam que gostavam. De e.l.f. a Gap, as marcas este ano foram além dos momentos virais, liderando tendências muito para lá do feed “For You”.
Sofia Hernandez, Diretora Global de Marketing Comercial e Parcerias do TikTok, afirma: “Desde provocar escassez de pepinos até dar destaque nacional a um café local, as marcas e criadores no TikTok não estão apenas a reagir à cultura: estão a criá-la. Esta nova vaga de definição de tendências e criatividade está no centro do que chamamos Only on TikTok effect. Queremos incentivar mais marcas a serem ousadas e liderarem com criatividade para gerar impacto – tanto no feed “For You” como além dele.”
Este ano, em Cannes, o TikTok explora o Only on TikTok effect e ajuda os profissionais de marketing a envolverem audiências – desde grandes momentos culturais a interesses de nicho.
O TikTok tornou-se o espaço central para pesquisa, inspiração e descoberta, impulsionado pelas diversas perspectivas que surgem diariamente no feed “For You”.
Nesta edição dos Cannes Lions, o TikTok revela os “MVPs of POV”, uma distinção que reconhece líderes de marketing de todo o mundo que estão a criar conteúdos de marca que merecem ser descobertos.
Os profissionais não captam apenas a atenção: impulsionam tendências, inspiram partilhas e moldam a forma como as marcas são procuradas.
Desde os painéis ao longo da avenida Croissette, até reuniões com clientes e eventos exclusivos, os criadores de conteúdo vão viver a experiência dos Cannes Lions em primeira mão e partilhá-la com as suas comunidades através de conteúdos nos bastidores.
O TikTok está a convidar mais de 20 criadores de todo o mundo para participar no festival, assumindo o controlo do jardim do icónico hotel Carlton, onde irá promover a interação entre criadores, parceiros e marcas. Ao longo da semana, os criadores também vão participar em vários painéis.
Novas ferramentas criativas para acelerar campanhas impactantes no TikTok
O TikTok está a simplificar a criatividade para que, desde grandes marcas a pequenas empresas, possam desbloquear todo o potencial criativo.
Esta semana, no Cannes Lions, apresentam-se as atualizações do TikTok Symphony – o conjunto de ferramentas de IA generativa que visa agilizar a produção criativa e estimular ideias ousadas.
Estas novidades vão tornar a experiência do uso da ferramenta mais rápida, simples e eficiente. Com o Symphony Image-to-Video, transformam-se imagens estáticas em vídeos, permitindo criar novos formatos criativos, gerar múltiplas variações de conteúdos existentes ou dar vida a catálogos inteiros de produtos.
Já com o Symphony Text-to-Video, basta uma pequena descrição em texto para dar vida a uma ideia – os anunciantes podem gerar, testar e melhorar conteúdos criativos em grande escala.
Por fim, o Symphony Showcase Products coloca os produtos no centro da criação ao destacá-los com avatares digitais, oferecendo aos profissionais de marketing uma nova forma de apresentar produtos em conteúdos criativos pensados para o TikTok.
Andy Yang, Diretor Global de Produtos Criativos e de Marca, afirmou: “Estamos a entrar numa nova era de criatividade, onde as ideias acompanham a velocidade da cultura, e onde a IA não substitui a imaginação, mas acelera-a. Com o TikTok Symphony, estamos a capacitar uma comunidade global de profissionais de marketing, marcas e criadores para contar histórias que ecoam, expandem e geram impacto no TikTok. Ao combinar tecnologia de ponta com criatividade humana, estamos a construir um novo padrão criativo, mais acessível, ágil e inspirador do que nunca.”