Já abriu portas o The Editory by The Sea Lagos, um novo cinco estrelas na Ponta da Piedade, em Lagos. Uma unidade voltada para o conforto, serenidade e valorização dos sentidos, pensada para hóspedes exigentes.
O Grupo The Editory Hotels Collection consolidou a sua presença no Algarve com a abertura do The Editory by The Sea Lagos, um novo hotel de cinco estrelas na Ponta da Piedade, a apenas 600 metros da praia da Dona Ana. Trata-se da segunda unidade hoteleira do grupo na cidade algarvia, depois de, no ano passado, ter renovado o Aqualuz Lagos.
O The Editory by The Sea Lagos foi concebido como um refúgio sofisticado, onde o luxo se expressa pela subtileza, elegância natural e atenção ao detalhe. Com um design contemporâneo, o hotel oferece 204 quartos e suítes, distribuídos por nove pisos e diferentes tipologias: 44 quartos duplos standard, 35 twin standard, 33 duplos vista mar, 19 twin vista mar, 51 superior, 20 superior vista mar e duas suítes com room service disponível 24 horas e um design inspirado nas tonalidades suaves da costa algarvia, que equilibra a sofisticação contemporânea com elementos naturais, criando ambientes serenos e acolhedores. Além disso, esta unidade inclui um bloco de apartamentos turísticos (veja caixa).
O hotel conta ainda com spa, piscina interior e ginásio, piscina exterior, um Kids Club com áreas dedicadas a diferentes faixas etárias e animação (sazonal), parque infantil exterior e uma sala de reuniões com capacidade para 90 pessoas.
No restaurante Coral, a gastronomia de inspiração local celebra os sabores autênticos do Algarve numa proposta diária de buffet que privilegia os produtos frescos e regionais. Com capacidade para 198 lugares sentados, o restaurante dispõe ainda de uma esplanada com 45 lugares para saborear, em especial, os dias e as noites de Verão. Já o Crab’ar, situado mesmo ao lado da piscina, convida a usufruir de propostas descomplicadas em formato all day dinning, enquanto o Oyster Bar dispõe de 60 lugares e uma carta de bebidas e snacks para qualquer hora do dia.
A abertura do The Editory by The Sea Lagos representa um marco relevante na estratégia de consolidação da presença do Grupo The Editory Hotels Collection no segmento de luxo em Portugal. «Trata-se de um cinco estrelas que reforça a nossa aposta na diversificação da oferta turística de qualidade e responde à crescente procura por experiências diferenciadoras e autênticas no Algarve, uma região de elevado prestígio internacional. Esta unidade consolida a ambição do grupo de liderar através de uma hospitalidade refinada, alinhada com os nossos pilares estratégicos: Local, Arte, Sustentabilidade e Hospitalidade», refere Isabel Tavares, directora-geral de Marketing e Vendas da The Editory Collection Hotels.
Já sobre a escolha da localização desta nova unidade hoteleira, na Ponta da Piedade, em Lagos, a responsável sublinha que «assenta na sua beleza natural intocada, falésias douradas, águas cristalinas e uma envolvente de tranquilidade única, que oferece aos nossos hóspedes uma verdadeira experiência de contemplação e evasão. Além disso, Lagos é uma cidade com uma forte herança cultural e histórica, em perfeita sintonia com o ADN da nossa marca».
UMA FILOSOFIA ÚNICA
Tal como as restantes unidades da The Editory Collection Hotels, o novo The Editory by The Sea Lagos respeita a filosofia da marca ao integrar de forma harmoniosa os seus quatro pilares fundamentais: Local, Arte, Sustentabilidade e Hospitalidade.
Em primeiro lugar, a valorização do contexto local está presente em cada detalhe do hotel, desde a selecção de materiais até às parcerias estabelecidas com artesãos e produtores locais. Esta proximidade cultural prolonga-se também na presença marcante da arte nesta unidade, que pretende homenagear a tapeçaria e os corais da costa algarvia que estão em vias de extinção, através de uma parceria com a artista têxtil Vanessa Barragão, que desenvolveu a peça “Balance”, presente no lobby da recepção. Uma peça que expressa o equilíbrio que o mar transmite na observação, em tons de branco e de azul que se traduzem em paz e tranquilidade. «Esta obra de arte, e as réplicas presentes nos quartos e corredores do hotel, enriquecem os espaços e oferecem aos hóspedes uma verdadeira imersão sensorial, elevando a experiência estética e emocional da estadia», frisa Isabel Tavares.
No campo da sustentabilidade, o hotel adopta práticas responsáveis e conscientes, apostando na eficiência energética, na redução de plásticos de uso único e na parceria com fornecedores locais. Estas iniciativas reflectem um compromisso claro com o futuro e com a preservação do meio ambiente.
Por fim, a hospitalidade no The Editory by The Sea Lagos manifesta-se numa abordagem calorosa, personalizada e atenta ao detalhe, onde cada interacção é pensada para criar momentos memoráveis. O serviço é discreto, mas presente, reflectindo os elevados padrões de excelência e cuidado que definem a marca. «Juntos, estes quatro pilares conferem ao hotel uma identidade singular e uma proposta de valor coerente com os princípios da Editory Collection Hotels», acrescenta Isabel Tavares.
A nova unidade do grupo posiciona-se no segmento premium lifestyle, sendo destinada a viajantes individuais ou famílias que procuram a autenticidade aliada ao conforto. Enquadra-se no portefólio da marca como uma proposta de excelência à beira-mar e com forte vocação internacional. «Os principais mercados-alvo incluem Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Países Baixos e EUA, com especial foco no segmento de turismo experiencial», adianta a directora-geral de Marketing e Vendas da The Editory Collection Hotels.
Nesse sentido, a comunicação do novo activo do grupo está a ser desenvolvida em mercados estratégicos internacionais e nacionais, com presença em meios especializados, campanhas digitais, parcerias com agências de viagens e press trips com influenciadores e jornalistas. Está ainda em curso uma campanha promocional de lançamento, com foco na reserva antecipada e estadias prolongadas, destacando o design, localização e exclusividade da unidade.
CONSOLIDAR A EXPANSÃO
O The Editory by The Sea Lagos é a segunda unidade do grupo The Editory Collection Hotel no Algarve, depois de, no ano passado, ter renovado o Aqualuz Lagos, também sob sua gestão. No seguimento da renovação, esta unidade assumiu um novo posicionamento, orientado para famílias e estadias activas. «As duas unidades diferenciam-se e complementam-se perfeitamente: enquanto o Aqualuz aposta na versatilidade e funcionalidade, o The Editory by The Sea oferece uma experiência mais intimista, requintada e imersiva, o que permite ao grupo abranger diferentes perfis de hóspedes no mesmo destino», explica Isabel Tavares.
Esta abertura surge ainda enquadrada no âmbito de um ambicioso plano de expansão do Grupo The Editory Collection Hotels, que pretende continuar a crescer de forma sustentada. Além do Algarve, o grupo tem duas unidades já anunciadas no Funchal e prevê reforçar a sua presença em destinos estratégicos, como Lisboa, Algarve e ilhas, com unidades de assinatura alinhadas com os valores da marca. «Estamos atentos a oportunidades em zonas costeiras, urbanas e em territórios de forte valor patrimonial, mantendo o foco em projectos com identidade e impacto local», frisa a directora-geral de Marketing e Vendas.
De acordo com a responsável, a prioridade neste momento passa pela consolidação das unidades abertas recentemente, reforçando a sua integração operacional e a consistência da experiência oferecida. «O crescimento sustentável, reflectido na ocupação, no RevPAR e na qualidade da experiência do cliente, será alcançado com uma visão de hospitalidade com propósito – enraizada nos territórios, centrada nas pessoas e orientada para o futuro», conclui Isabel Tavares.
THE EDITORY RESIDENCE LAGOS
Situado no mesmo complexo do novo hotel do grupo, o The Editory Residence Lagos é um bloco totalmente dedicado a modernos apartamentos turísticos completamente equipados, de tipologia T1 a T3, com estacionamento privativo e acesso a todos os serviços do The Editory By The Sea Lagos (em regime sazonal).
Este não é o primeiro projecto de integração da componente hoteleira com propriedade residencial turística, uma realidade que já existe no universo Editory nas unidades Troia Residence. «Permite diversificar a tipologia da oferta, atrair perfis de investimento e estadias prolongadas, e criar uma sinergia funcional entre os serviços do hotel e os residentes — que podem usufruir do spa, restaurante e piscinas, elevando assim a proposta de valor global do projecto», afirma Isabel Tavares, directora-geral de Marketing e Vendas da The Editory Collection Hotels.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.