
Tem móveis antigos da Ikea? Podem valer milhares de euros (poltrona icónica de 37€ já vale 2.300)
Muitas vezes, objetos que temos em casa passam despercebidos ou são considerados ultrapassados, mas podem esconder verdadeiros tesouros. No mercado de colecionadores, os móveis antigos da Ikea tornaram-se altamente valorizados, atingindo preços surpreendentes. Entre os exemplos mais notáveis está a poltrona Impala, cujo valor disparou ao longo dos anos.
Como explica o site da marca sueca, a série de móveis Impala foi lançada em 1972, surpreendendo os consumidores com o formato incomum à época. A poltrona foi projetada por Gillis Lundgren, sem que ninguém saiba ao certo quem a nomeou, e o preço pelo qual era inicialmente vendida era 37 euros.
No entanto, este mesmo produto pode ser vendido atualmente por 2.300 euros em leilões e plataformas especializadas de colecionadores.
De acordo com o site Temporeale, o mercado de móveis vintage tem crescido exponencialmente, especialmente aqueles que combinam design único e história. Assim, peças descontinuadas da Ikea, como a cadeira Vilbert e a poltrona Impala, são agora cobiçadas por colecionadores e entusiastas do design de interiores.
A cadeira Vilbert, desenhada por Verner Panton e lançada em 1993, teve pouca adesão quando foi lançada e foi retirada do mercado rapidamente. O preço original era de cerca de 50 euros, mas hoje, exemplares bem conservados podem ser vendidos por até mil euros.