Team buildings para Marketeers: Porquê?

Porquê recorrer a actividades de team building? Independentemente do segmento de negócio, dos desafios ou da sua dimensão?

Por um lado, apesar das pessoas conviverem diariamente nas organizações, não significa que se conheçam, que estabeleçam bons relacionamentos, ou que a comunicação seja eficaz. Acima de tudo, é imperativo que interajam como uma equipa – com tudo o que “uma equipa” significa do ponto de vista de objectivo comum – com sentimento de pertença, coesão e resultados atingidos. De facto, quando há espírito de equipa, o todo é superior à soma das partes: existe cooperação, criação de sinergias em prol do objectivo comum, e os resultados e a capacidade produtiva são superiores às de um grupo de trabalho.

Por outro lado, as organizações estão conscientes da relação directa entre a motivação e o desempenho. Assim, colaboradores motivados apresentam, consequentemente, melhores resultados. Para além da motivação e dos seus impactos na performance, é importante referir que o paradigma nas organizações mudou ao nível da atracção de colaboradores talentosos e da sua retenção. Os estudos de Giddens, em 2009, sobre as relações pessoais no ambiente de trabalho, demonstram que o facto de se conhecer e de se conviver com novas pessoas é uma forte motivação para o trabalho. Desta forma atrair, motivar, reter e alinhar colaboradores com a marca e valores corporativos são preocupações presentes nas organizações, motivos pelos quais recorrem a projectos de employer branding e dinamização de team buildings.

Segundo Nunes, “a expressão anglo-saxónica team building designa uma vasta lista de actividades realizadas, geralmente em formato outdoor, com o objectivo de fomentar o espírito de equipa e, por essa via, melhorar o desempenho das equipas de trabalho”. Estas actividades podem ser desportivas; de responsabilidade social ou ambiental; analíticas; dinâmicas de grupo, entre outras. Salientamos que um projecto de team building não se esgota no objectivo de desenvolver o trabalho de equipa, actua como uma ferramenta capaz de consolidar o conhecimento e a conexão entre elementos de uma equipa.

De acordo com a actividade escolhida, correspondente ao debriefing, o team building serve o propósito de integração de elementos. Fomenta a ligação à identidade e valores de uma organização. É precisamente nesta medida, que um projecto de team building é um verdadeiro momento de consciencialização dos hábitos e comportamentos a alterar, em prol do desempenho; ao mesmo tempo que desenvolve a motivação e pode criar maior conexão e ligação à organização e aos seus valores, reforçando a marca junto dos colaboradores.

Texto de Cláudia Vicente, directora da Galileu

Artigos relacionados