Tartaruga gigante de plástico invade Praia da Rocha

O plástico recolhido nas praias portuguesas através dos projecto TransforMAR do Lidl tem novas vidas a cada edição e, este ano, não será diferente. Todo o material que puder ser reciclado será convertido em t-shirts. Por outro lado, todos os plásticos e resíduos não passíveis de sem reciclados foram utilizados no desenvolvimento de esculturas da artista portuguesa Soraia Domingos.

O objectivo desta iniciativa é alertar e consciencializar a população para a poluição das praias e oceanos: para criar as três esculturas, a artista tinha à sua disposição mais de quatro toneladas de plástico, resíduos e redes de pesca.

«É muito importante fazer este tipo de campanhas de sensibilização da comunidade para a limpeza e não poluição das praias e dos oceanos. Uma forma de chegarmos às pessoas é não só fazer a parte da recolha dos resíduos, onde todos podem dar o seu contributo, mas mostrarmos algo visível e acessível a todos, fruto dessas recolhas e é aí que entram as esculturas», explica Soraia Domingos.

Uma destas esculturas é uma tartaruga gigante e pode ser encontrada em Portimão, na Praia da Rocha. Há também uma onda perto do paredão na Nazaré e, ainda, um labirinto de redes de pesca em Vila Nova de Gaia, junto à ciclovia e Praia das Pedras Amarelas.

Artigos relacionados