A TAP celebra oito décadas de actividade, num percurso ao longo do qual consolidou a sua importância para o País e para o desenvolvimento de um dos pilares da economia nacional, o Turismo.
A TAP Air Portugal foi fundada a 14 de Março de 1945 por Humberto Delgado. Após diversas etapas preparatórias, a então designada Transportes Aéreos Portugueses realiza o seu primeiro voo comercial regular, entre Lisboa e Madrid, a 19 de Setembro de 1946, num avião DC-3 Dakota.
Oitenta anos volvidos, a TAP é a maior montra de Portugal no mundo e está no Top 3 das maiores exportadoras nacionais. Em 2024, transportou um total de 16,1 milhões de passageiros e alcançou um resultado líquido de 53,7 milhões de euros, tendo sido positivo pelo terceiro ano consecutivo. Os maiores crescimentos percentuais no número de passageiros transportados verificaram-se nas rotas da América do Norte (EUA e Canadá), que atingiram um total de 1,59 milhões de passageiros, mais 8,9% do que no ano anterior. As rotas do Brasil mantiveram-se também em grande destaque, com a TAP a transportar mais de dois milhões de passageiros entre o Brasil e a Europa, mais 7,1% em relação a 2023.
Com uma frota de 99 aviões, este Verão a companhia aérea nacional vai voar para 84 cidades – 10 na América do Norte, 14 na América do Sul, 12 em África, seis em Portugal e 42 nos restantes países da Europa. No total, a TAP vai realizar no Verão de 2025 mais de 1250 voos por semana. As principais novidades serão os novos voos Lisboa-Los Angeles, Porto-Boston e Terceira-São Francisco, além da retoma dos voos para Porto Alegre, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, que foi afectado por cheias em 2024.
«Ao longo destas oito décadas, a TAP cresceu de uma pequena transportadora, com dois aviões, para se tornar numa referência na aviação mundial, ligando Portugal ao mundo, com excelência, inovação e compromisso», afirma Luís Rodrigues, presidente da companhia aérea. «Este percurso foi feito com a dedicação incansável de milhares de trabalhadores e a confiança dos nossos clientes e parceiros. Enfrentámos desafios, superámos adversidades e, com resiliência, reinventámo-nos para continuar a voar mais alto», acrescenta.
Para assinalar os seus 80 anos de existência, a TAP lançou uma campanha multimeios em vários mercados onde opera e com um enfoque no conceito da portugalidade. A campanha reforça assim o posicionamento lançado pela marca no final de 2023, afirmando a TAP como uma companhia genuinamente portuguesa, que abraça o mundo, tal como os portugueses abraçam os seus visitantes.
«Nesta campanha, relembramos e celebramos o facto de cada avião da TAP ser, na verdade, considerado uma embaixada portuguesa, uma parte do nosso País onde quer que se encontre. O que significa que, sempre que entramos num avião da TAP, entramos oficialmente em Portugal. Essa responsabilidade enorme que é representar um País é o que nos faz querer partilhar com os nossos clientes a hospitalidade, a simpatia, a boa disposição típica dos portugueses, para além de nos orgulharmos de ser uma montra dos melhores produtos nacionais», frisa em entrevista Justyna Valente, directora de Marketing da TAP.
A campanha está a ser divulgada em Portugal, Brasil, Estados Unidos da América e em mercados-chave na Europa (Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido), apostando a companhia em formatos pagos de vídeo em social media, mas também na presença em connected TV e DOOH (Digital Out-of-Home), com uma estimativa de mais de 91 milhões de impressões e 16 milhões de pessoas alcançadas.
MELHORAR A EXPERIÊNCIA A BORDO
A TAP reforça ainda o seu compromisso com a qualidade do serviço e, para este ano, preparou um conjunto de novidades que prometem melhorar a experiência de todos os que viajam a bordo dos seus aviões.
Consolidando o seu posicionamento no mercado como uma montra dos melhores produtos nacionais, a companhia aérea tem apostado na gastronomia a bordo através do programa Local Stars, que elevou as viagens em classe executiva a uma ode à portugalidade, honrando a riqueza da cozinha do nosso País. Durante dois anos, esta iniciativa destaca seis novos talentos da gastronomia portuguesa, de diferentes regiões e que trabalham com ingredientes emblemáticos nacionais e, assim, apresenta a diversidade e riqueza do panorama gastronómico nacional.
A bordo dos aviões da companhia estará então o talento dos chefs Marco Almeida (Coimbra), Lídia Brás (Trás-os-Montes), Ricardo Luz (Algarve), Rita Magro (Porto) e António Galapito (Lisboa). Cada chef vai criar dois menus completos servidos durante dois meses à saída de Lisboa, cada um dos menus, na classe executiva, em voos de longo curso. «Este ano, damos continuidade à missão de levar o melhor da gastronomia nacional a bordo com o projecto Local Stars, apostando em chefs nacionais emergentes que irão desenhar o menu de classe executiva dos voos de longo curso à partida de Lisboa. São seis chefs convidados, cada um apresentando dois menus a cada quatro meses», sublinha Justyna Valente.
Ainda a nível gastronómico, aos seus mais de 1300 fornecedores portugueses, a TAP incluiu este ano a Chocolates Melgão, uma pequena chocolataria de Montemor-o-Novo que passou a fornecer os chocolates de cortesia oferecidos a bordo dos aviões da companhia.
A cultura é também uma área importante para a companhia de bandeira portuguesa e, além de todo o conteúdo disponível nos seus voos, a TAP volta a realizar este ano o Altitude Film Fest, um festival de cinema a bordo que visa proporcionar experiências únicas aos passageiros, enquanto promove o nosso País, a sua cultura e tradições. O festival dá a oportunidade a realizadores de todos os cantos do mundo de competirem em duas categorias (curtas-metragens documentais e de ficção) e verem os seus filmes exibidos e votados numa das maiores salas de cinema de Portugal: o sistema de entretenimento a bordo dos aviões de longo curso da TAP Air Portugal. Após uma selecção do júri, os clientes terão oportunidade de votar nos seus favoritos a bordo dos voos TAP equipados com sistema de entretenimento a bordo.
Ainda ao nível do entretenimento, a companhia está a trabalhar na implementação da funcionalidade de Bluetooth a bordo, para que os passageiros da classe económica possam ligar os seus auscultadores pessoais aos ecrãs individuais do sistema de entretenimento a bordo. «Esta inovação reforça o compromisso da TAP em oferecer uma viagem mais confortável e sustentável, já que, com esta mudança, estimamos uma redução significativa no consumo de plástico e aparelhos eléctricos e electrónicos descartáveis, que eram fornecidos a bordo até agora», refere a directora de Marketing da TAP.
Mas as novidades não ficam por aqui. Para celebrar os 80 da marca e reconhecer os seus clientes mais fiéis, a TAP lançou os novos estatutos vitalícios TAP Miles&Go Gold e Navigator For Life, que reconhecem os clientes TAP Miles&Go que atingiram o marco de dois ou três milhões de Milhas Status acumuladas em voos da TAP, respectivamente, garantindo que eles mantenham todos os benefícios Gold ou Navigator para sempre. Recorde-se ainda que, através do projecto “Causas com Asas”, os clientes TAP Miles&Go podem doar milhas para viagens solidárias, numa iniciativa que já apoiou mais de 60 entidades sociais desde 2007.
A COMPANHIA MAIS SEGURA DA EUROPA
Este ano, a TAP recuperou o lugar de companhia aérea mais segura da Europa, estando também no Top 25 das transportadoras mais seguras do mundo, mais precisamente no 11.º lugar, num ranking elaborado pela Airline Ratings. O estudo baseia-se em indicadores como o registo de incidentes graves nos últimos dois anos, idade da frota e formação dos pilotos.
Também este ano, a TAP foi distinguida pelas revistas PAX International com o prémio de “Best Overall Passenger Experience”, depois de já ter recebido, em 2024, o prémio na categoria de “Best Cabin Interior Passenger Experience” e na categoria “Outstanding Food Service by a Carrier”, nas edições de 2019, 2020, 2022 e 2023.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.