Super Bock Group vai instalar 28 mil painéis solares em todas as unidades de produção

O Super Bock Group vai investir 17 milhões de euros para atingir a neutralidade carbónica até 2030. Como tal, vai proceder à instalação de 28 mil painéis solares em todas as unidades do Grupo, ou seja, uma área total equivalente a seis campos de futebol, que vai permitirá reduzir as emissões em mais de três mil toneladas de CO2 por ano.

Estes painéis solares vão ficar maioritariamente instalados em Matosinhos (Leça do Balio), concelho onde a empresa tem a sua sede e a fábrica de cervejas. Este é um dos projecto que permitirá ao Super Bock Group atingir a neutralidade primeiro na sua fábrica de cerveja ainda em 2028 e depois nas restantes unidades (Pedras Salgadas, Vidago, Castelo de Vide e Envendos), até 2030.

Concluído o processo de instalação de 4129 painéis solares na fábrica em Leça do Balio e no Centro de Produção em Pedras Salgadas até ao final do ano, o Grupo dará início à segunda fase de investimentos. Estes serão feitos em terrenos contíguos à fábrica em Leça do Balio. É aí que vai nascer aquele que será um dos maiores projectos de implementação de energia solar numa cervejeira: aproximadamente 24 mil painéis solares, ou seja, o equivalente a cinco campos de futebol completamente preenchidos.

Esta aposta tem também em vista políticas e soluções para o concelho alcançar a neutralidade carbónica em 2030, e para o qual conta com o apoio das empresas locais nesta matéria da sustentabilidade. No seu conjunto, estes painéis solares vão produzir 13,5GWh/ano, sendo que apenas 62% desta energia será autoconsumida pela fábrica do Super Bock Group para a sua operação nas cervejas.

A parte excedentária, cerca de 5GWh/ano, vai ser direccionada para a criação de uma Comunidade de Energia em Matosinhos, num raio inferior a 4km da fábrica do Super Bock Group, no equivalente ao consumo anual de mil habitações familiares. Esta comunidade de energia é uma das formas de o Super Bock Group compensar as suas emissões de gases com efeito de estufa.




loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.