«Sumovite é a marca das famílias»

Na passada semana, a Sumovite, histórica marca portuguesa de refrigerantes voltou ao mercado, apresentando-se com seis referências e um objectivo claro: ser a marca das famílias.

A história da marca remonta a 1952, ano em que foi lançada por um empresário que detinha os Refrigerantes Clérigo, no Porto, tendo sido depois transmitida para a marca UPREL, que a deteve nos últimos anos. É agora relançada pela mão do Grupo Domus Capital (que detém a Quinas, por exemplo), de forma a permitir a entrada no segmento de refrigerantes.

O contexto pode não ser o mais favorável, mas Maria João Pereira, directora de Marketing do Grupo Domus Capital, explica que este lançamento já estava previsto desde o início do ano, pelo que não se justificaria adiar o mesmo. «É um produto familiar, de consumo em casa, com uma excelente relação qualidade/preço e, por isso, faz sentido este lançamento mesmo na situação actual», afirma.

O foco agora está no desenvolvimento da campanha de comunicação do lançamento da marca, focada na proximidade com a família, e na expansão da distribuição pelo País.

A Sumovite é uma marca com quase 70 anos, que havia desaparecido do mercado, regressando agora, em plena pandemia da Covid-19. O que determinou este relançamento?

O segmento dos refrigerantes é constituído por marcas com grande notoriedade ou por marcas que vendem apenas pelo preço. Sentimos que fazia falta ao mercado uma nova marca que se pudesse situar no meio. Ou seja, conseguir um produto de qualidade a um preço competitivo, sem descuidar a comunicação e a capacidade de conseguirmos ter uma marca com presença, que acrescente valor ao consumidor. Quando o consumidor comprar Sumovite não irá apenas levar Sumovite, seremos uma marca que trará sempre algo mais às famílias. Além disso, os packs terão sempre algumas surpresas.

O foco está, portanto, nas famílias…

Com uma maior preponderância nas crianças e jovens que são quem mais consome este tipo de produto. A Sumovite é uma marca das famílias, que as vem unir e inspirar, que lhes permitirá consumir este tipo de produto sem grandes investimentos e sem descuidar o seu bem-estar pois toda a gama Sumovite apresenta baixos níveis de açúcares sem perder o sabor. Vimos trazer ao mercado novidade, equilíbrio e diversão.

Onde poderão ser encontrados os produtos?

A marca estará brevemente disponível em plataformas como a Dott.pt, chegando, assim, a todas as famílias que optam cada vez mais por este canal de venda. Paralelamente, a Sumovite já está ser distribuída em várias zonas do País, como Porto, Vila Real, Leiria e até mesmo os Açores, chegando assim ao canal off trade. Está também em curso a possibilidade de entrada em algumas insígnias da grande distribuição que esperamos anunciar em breve.

Como irão dar a conhecer o relançamento da marca?

Estamos a preparar o lançamento da campanha de comunicação que podemos revelar que assentará no mote “Vive a Vida”. Será uma campanha mais centrada no digital e ponto de venda, os canais onde a marca está actualmente. Em breve daremos novidades sobre este tema, sendo que podemos avançar que estamos a preparar o lançamento de uma mascote que representará o grupo na sua totalidade no segmento de bebidas.

Com base nas novidades mencionadas, estão previstas novas vagas de investimento?

Serão investidas ao longo do ano as verbas necessárias para sustentar o relançamento da marca. Será um investimento gradual que acompanhará a evolução actual que não permite fixar valores tendo em conta a volatilidade do mercado.

Que quota de mercado estimam alcançar neste primeiro ano?

Ainda é cedo para avançarmos com uma quota de mercado, dada a instabilidade do ano 2020. O que podemos dizer é que temos como objectivo chegar ao final de 2020 com um volume  de 180 mil litros vendidos mas que poderá ter outra projecção mediante as circunstâncias que forem decorrendo.

Rafael Paiva Reis

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