Sumol+Compal adquire fábrica em Moçambique

sumol-compalA Sumol+Compal adquiriu uma unidade industrial em Moçambique. O negócio, hoje formalizado, foi avaliado em cerca de oito milhões de euros (10,4 milhões de dólares) e, como noticia o OJE, assegurará a produção local de produtos da empresa, bem como em 12 dos restantes 13 países que fazem parte da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC – Southern African Development Community).

O arranque da actividade da nova fábrica está previsto para o terceiro trimestre deste ano, adiantou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Recorde-se que esta é a primeira unidade empresarial da Sumol+Compal fora de Portugal, representando “um importante passo” no processo de internacionalização, garantiu a companhia.

A operação industrial será integrada na subsidiária da Sumol+Compal Moçambique SA, criada para o efeito, adianta a publicação económica. Na mesma missiva enviada pela empresa à CMVM é referido que “a Sumol+Compal Moçambique SA terá na fase de arranque uma participação de 100% da Sumol+Compal, estando prevista a venda de participações que conjuntamente representem até 25% do capital daquela sociedade a sócios locais”.

Recorde-se que no continente africano, além de Moçambique, a Sumol+Compal garante presença em Marrocos, Senegal, Angola e África do Sul, entre outros.

Entre 2009 e 2011, as vendas para o mercado internacional do grupo Sumol+Compal assistiram a um crescimento anual superior a 22%. O ano passado não foi excepção, tendo as vendas para mercados externos atingido os 80 milhões de euros, um incremento de 30% face a 2010.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Kapten lança função de arredondamento solidário