SUIMM, os fatos-de-banho portugueses que conquistaram as influenciadoras espanholas

Criada em 2013, a SUUIM é uma marca de banho 100% portuguesa, que se diz inspirar em valores de sustentabilidade, design e conforto e que procura imprimir tendência e criatividade, a cada colecção. Com modelos para rapaz, rapariga (2-14 anos) e mulher (XS, S, M, L), e assinatura original, já conquistou influenciadoras em Portugal e Espanha. Raquel Gomes da Costa comprou a marca em 2019 e definiu-lhe a actual estratégia. Com mais de 20 anos de experiência na área de produção, eventos, moda, marketing e publicidade, Raquel passou por empresas como a Havas, a Fuel e a Elite, onde foi responsável pelo Elite Model Look Portugal. Agora, responde, também, pela direcção criativa da sua SUIMM.

Depois de ter comprado a SUIMM, que trabalho tem vindo a desenvolver com a marca e que trajecto é que a mesma tem feito em termos de afirmação no mercado, aumento de notoriedade, crescimento de vendas…?

A grande novidade foi o lançamento da colecção de mulher. Mantivemos a qualidade dos nossos tecidos, resistindo à significativa subida de preços da matéria-prima de forma a não comprometer a qualidade dos nossos produtos. Mudamos também a nossa comunicação nas redes sociais, tornando-a mais próxima e real.

Em poucos anos, tornou-se uma das marcas portuguesas de swimwear mais procurada por influenciadoras. Qual tem sido a estratégia a este nível?

Temos uma grande abertura com as influenciadoras, penso que sentem também uma proximidade com a SUUIM por saberem que é portuguesa, que é feita em Portugal, já que a maioria acompanha a marca há alguns anos. O facto de eu trabalhar também há alguns anos no meio da Comunicação e de Moda também ajuda nessa proximidade. A estratégia é colocar os produtos de forma natural. Os produtos são escolhidos pelas próprias. Entrámos bem em Espanha, este ano, também via Instagram. As próprias influenciadoras vão vendo nas portuguesas e entram em contacto com a marca.

Mas que impacto teve este ano, ao nível de vendas, o facto de várias influenciadoras portuguesas e espanholas terem usado e “comunicado” produtos da marca?

É sempre uma grande mais-valia. Não chega ter produtos tendência, têm que ser validados por quem influencia a compra. Faz toda a diferença ver uma peça vestida em alguém que seguimos e acompanhamos.

Tem influenciadoras com que trabalha com regularidade e desde há algum tempo? Ou vai variando?

Temos algumas que nos acompanham desde o início, mas todos os dias aparecem outras, mais pequenas, mas que são igualmente importantes. Como trabalhamos também o mercado teen, nem sempre as maiores são as mais eficazes neste segmento.

Ainda olhando para as vendas, qual tem sido a evolução desde a sua aquisição?

O online cresceu muito. Outra característica da evolução são os vários lançamentos. Não chega ter uma colecção por ano. Tudo é mais rápido, temos de ir lançando novos modelos e somos obrigados a ter novidades constantemente.

Neste momento, tem modelos para mulher e crianças. Será para manter ou é expectável o alargamento do leque de produtos?

Vamos manter mulher e criança e temos uma colecção cápsula com outro tipo de peça que prevemos lançar no Inverno, na época das festas. Os fatos-de-banho são utilizados actualmente também como peça de vestuário de rua. Agarrámos essa oportunidade para lançar algumas peças mais para a noite. Em breve teremos novidades para comunicar.

Prevê a abertura de loja própria? Que previsões em termos de aumento de pontos de venda, para os próximos meses?

Loja própria para já não está nos nossos objectivos. Queremos crescer no online para outros países. As entregas funcionam bem e queremos capitalizar esse canal de venda. Também estamos a trabalhar no aumento do pontos de venda.

E que ambição para esta marca?

Manter a qualidade sem alterar os valores do produto. Inovar. Crescer para outros países. Com a qualidade do que se faz em Portugal levar a marca além-fronteiras.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

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