Subscrições também podem chegar ao TikTok em breve

Como não há duas sem três, depois do Facebook e do Instagram, também o TikTok poderá vir a ter subscrições que permitem aos criadores de conteúdo cobrar mensalidades aos seus seguidores em troca de partilhas exclusivas. A plataforma confirmou ontem que está a realizar testes, embora não tenha avançado mais pormenores.

Em declarações ao site The Verge, Zachary Kizer, porta-voz do TikTok, refere que este é «um conceito que tem estado a ser testado» e que a plataforma está «sempre a pensar em novas formas de valorizar a comunidade e de enriquecer a experiência na rede social».

Contudo, pode surgir um problema com esta nova ferramenta. O TikTok funciona com base num algoritmo que leva conteúdo aos feeds dos utilizadores mesmo que estes não sigam as páginas dos criadores. Como tal, se o melhor conteúdo é direccionado apenas aos subscritores, a interacção na plataforma poderá sofrer uma quebra, uma vez que, em teoria, não irá aparecer aos utilizadores que não subscrevem.

Esta é uma questão que não é exclusiva do TikTok – todas as plataformas digitais que tentam ajudar os seus criadores e influenciadores a monetizar o conteúdo querem encontrar um equilíbrio entre as interacções gerais nas redes sociais e o retorno financeiro directo daqueles que melhor produzem. Por sua vez, os próprios criadores têm de encontrar mecanismos para perceber que tipo de conteúdo é que os seus seguidores estão dispostos a pagar para ver.

Artigos relacionados