SPV: também é preciso reciclar fora de casa

Dois terços dos portugueses já reciclam embalagens, mas ainda há trabalho a fazer. A Sociedade Ponto Verde (SPV) quer que os bons hábitos saiam de casa e que acompanhem os cidadãos em todos os momentos, cenários e situações: se separamos os resíduos em casa, também podemos fazê-lo na praia, no centro comercial ou no cinema.

A nova campanha de sensibilização, que arranca hoje, foca-se precisamente neste tema, apelando a um compromisso individual de todas as pessoas. Plataformas digitais (incluindo Spotify, WeTransfer, redes sociais e YouTube), televisão, outdoor e rádio são os meios escolhidos para divulgar o trabalho publicitário, que será complementado com activações no terreno (nomeadamente presença na Wonderland, em Lisboa, e na Praça de Natal, em Gaia) e passatempos. A Winicio assina a criatividade, a Krypton a produção e a Nova Expressão o planeamento de meios.

Em entrevista à Marketeer, Teresa Cortes, gestora de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, explica como surgiu a ideia para a nova campanha e desvenda quais os resultados que têm conquistado ao apostar regularmente em projectos de sensibilização.

Por que razão a Sociedade Ponto Verde aposta tanto em campanhas de sensibilização?

O maior desafio da comunicação é conseguir alterar hábitos e rotinas. Mudar padrões de comportamento está na génese das acções de sensibilização da Sociedade Ponto Verde.

Os novos hábitos de consumo trouxeram a necessidade de criar uma nova forma de gestão de resíduos, cujo sucesso depende da participação de cada um de nós na separação das embalagens.

E é por isso que a educação ambiental representa um papel tão importante na nossa sociedade, para sensibilizar a população para a forma como os resíduos são tratados, tanto dentro como fora de casa. Os actuais desafios e metas de reciclagem são também cada vez mais ambiciosos, transformando o reforço em campanhas de sensibilização fundamental. A SPV quer continuar a ser um agente de mudança, inspirando cada um a fazer a sua parte na construção de uma sociedade mais amiga do ambiente. Esta é uma das principais razões que tem levado a SPV a realizar grandes investimentos em matéria de comunicação e sensibilização – mais de 50 milhões de euros nos últimos 20 anos.

Que frutos tem colhido desta estratégia?

A estratégia desenvolvida permitiu alcançar resultados muito positivos. Actualmente, 2/3 da população já faz reciclagem das suas embalagens, cumprindo a visão da SPV de inspirar em todos uma melhor versão de si mesmos, partindo do simples gesto de separar as embalagens usadas.

Ao longo do seu percurso, a Sociedade Ponto Verde foi identificando os vários pontos que ofereciam resistência à reciclagem, mostrando que é fácil e simples para qualquer pessoa desempenhar um papel fundamental nesta mudança. Das campanhas nos meios de comunicação às acções de rua foram muitas as iniciativas que mudaram a face de Portugal em matéria ambiental. Também a comunicação nas redes sociais e a presença em pequenos e grandes eventos foi estratégica para a Sociedade Ponto Verde se notabilizar como educadora e facilitadora dos hábitos de reciclagem.

A nova campanha incentiva os portugueses a reciclar também na rua. Porquê? Como surgiu esta ideia?

É indiscutível que hoje os portugueses reconhecem a importância da reciclagem para a preservação do ambiente. Uma convicção partilhada por todos, faltando apenas em alguns casos passar da intenção à acção. Por isso, a SPV quer incentivar os portugueses a “Transformar Ideais em Gestos Reais”, ou seja, a reciclar e separar as embalagens usadas porque apenas assim conseguimos abraçar verdadeiramente o compromisso de cuidar do nosso planeta.

Através de estudos realizados, sabemos que hoje 71% dos lares recicla. No entanto, face ao potencial de embalagens que essa população representa, queremos obter resultados equivalentes relativo ao que é efectivamente encaminhado para reciclagem. Estas pessoas podem separar tudo em casa, mas quando saem para irem trabalhar, irem a um evento ou simplesmente passear, podem deixar de o fazer, perdendo-se assim grandes quantidades de embalagens.

Por isso, a Sociedade Ponto Verde lança agora o mote “Reciclar Sempre” com o objectivo de comunicar com todos os cidadãos sobre as várias situações do quotidiano nas quais existe a utilização de embalagens, lembrando que nenhuma delas deve ser desperdiçada. Se existe um compromisso com a reciclagem dentro do lar, então sempre que estamos fora de casa, numa ida ao ginásio ou mesmo numa saída com amigos, por exemplo, esse compromisso deve ser mantido.

ecobags sociedade ponto verde

A quem se dirige a campanha?

Assim como a reciclagem é para todos, também esta campanha é dirigida a todos os portugueses, dos mais pequenos aos mais graúdos. O importante é que todos adquiram um comportamento natural e positivo para com a reciclagem das embalagens. Se isto tem acontecido com outros hábitos quotidianos, como por exemplo escovar os dentes diariamente, porque não acontecer também em atitudes que beneficiam o nosso planeta e a nossa economia?

Que activações no terreno estão a preparar?

Estamos a preparar acções de terreno mais próximas da época natalícia, para que possamos comunicar de forma directa com os portugueses numa época de maior consumo e, como tal, de maior produção de resíduos, apelando a que exista um consumo sustentável e que a reciclagem não fique esquecida. Em paralelo, estamos a reforçar a existência de equipamentos no lar para uma melhor separação das embalagens. Neste momento estamos a lançar novos ecobags, com ilustrações da autoria da artista Margarida Girão, para dar a oportunidade às pessoas de separarem de forma mais fácil as suas embalagens usadas [os ecobags vão ser distribuídos em acções da Sociedade Ponto Verde, basta ficar atento às redes sociais e activações].

Qual o investimento envolvido nesta nova campanha?

Esta é uma campanha multimeios, que estará presente em televisão, rádio, outdoor, redes sociais e meios digitais. Uma iniciativa que representa um dos maiores investimentos da estratégia da Sociedade Ponto Verde, num esforço de conseguir levar a mensagem de “Reciclar Sempre” a todos os portugueses. Com esta campanha, a SPV pretende mudar mentalidades, inspirando para um compromisso individual por parte de todos os portugueses, através do qual cada um de nós pode realmente fazer a diferença.

Texto de Filipa Almeida

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Zmar tem novos directores para os Departamentos Comercial e de Marketing
Automonitor
Confirmado: Peugeot 508 Sport Engineered chega em 2020