Sonae Sierra apoia cegos no Colombo e NorteShopping

03_Estudos revelam que aproximadamente 1% da população portuguesa possui deficiência visual, num número que se estima em cerca de 163 mil. Com este dado em mente, a Sonae Sierra aliou-se à empresa portuguesa Moniz Dias na criação do sistema Guio, uma solução tecnológica apresentada como pioneira a nível mundial, que tem por objectivo orientar e informar pessoas cegas e amblíopes.

Numa fase inicial o Guio será implementado nos espaços do Centro Comercial Colombo e NorteShopping. Nos balcões de informação de cada centro estão disponíveis seis unidades móveis, designadas por BeepMóveis, que fazem uma breve apresentação áudio sobre o centro, o número de lojas, os serviços disponíveis e os acessos, orientando os visitantes com limitações visuais de acordo com os pontos cardeais. O seu funcionamento é garantido por unidades fixas instaladas em pontos estratégicos em todo o centro, que são activadas quando os BeepMóveis entram na sua área de intervenção, estabelecendo de forma automática a ligação com o aparelho e viabilizando o fornecimento de informações úteis relativas aos locais onde o utilizador se encontra. Um contacto telefónico de emergência do centro, informações relativas à hora, data e temperatura ambiente são outros dos dados disponibilizados pelo Guio.

Consoante a aceitação por parte do público o projecto será estendido a outros centros sob a alçada da Sonae Sierra. Desenvolvido ainda em colaboração com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, o projecto implicou por parte da Sonae Sierra, na sua implementação nos dois centros, o investimento de 150 mil euros.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal