Sonae lidera reputação corporativa em Portugal

A Sonae é a empresa com melhor reputação corporativa em Portugal, de acordo com o ranking Merco Empresas. O segundo lugar é ocupado pelo Continente Hipermercados, à frente da Vodafone, Sumol+Compal e Jerónimo Martins.

Realizado pela primeira vez no País, o ranking tem por base cerca de 1200 entrevistas, 12 stakeholders e 200 indicadores, sendo auditado e revisto de forma independente pela KPMG. Resultados económicos, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação são alguns dos critérios analisados.

A fase da selecção das empresas conta com a colaboração de 200 directores de empresas, que indicam quais as marcas com melhor reputação. Segue-se um painel de especialistas (analistas financeiros, jornalistas, sindicatos, professores universitários, ONG’s e associações de consumidores) e, mais tarde, os monitores Merco Consumo e Merco Digital.

No caso do Merco Digital, o objectivo é medir a actividade digital impulsionada pelas empresas e a conversação gerada nas dimensões reputacionais. A pontuação atribuída a uma companhia depende da sua actividade e seguidores. Esta análise foi realizada em colaboração com a Nethodology.

«Os dois grandes objectivos da Merco Portugal são: o de se tornar o monitor de reputação corporativa de referência e a mais importante ferramenta de trabalho nessa área em Portugal, contribuindo assim para melhorar a qualidade na gestão da reputação das empresas que operam no nosso País», adianta João Marques, director-geral da Merco Portugal. O plano passa ainda por alargar o estudo à reputação de líderes empresariais, entre outros.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estas 85 empresas procuram mais de 2500 novos talentos
Automonitor
Já conhece o “novo ingrediente” de Gordon Ramsey?