Portugal volta a destacar-se na inovação do setor do calçado, com a apresentação, em estreia mundial, de uma nova geração de solas biomiméticas na Lineapelle Fair, o maior evento internacional de acessórios da indústria do calçado que se encontra a decorrer, de 23 a 25 de setembro, em Milão, Itália. O desenvolvimento deste novo tipo de solas resulta do trabalho do PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, em colaboração com a Atlanta Steps e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), no âmbito do projeto BioShoes4All.
Inspiradas em formas da Natureza — nomeadamente nas estruturas do coração humano, da teia de aranha e das ventosas do polvo —, estas solas inovadoras unem design, funcionalidade e sustentabilidade, abrindo caminho para o futuro do calçado casual.
“Aprender com a Natureza para resolver desafios humanos já não é uma situação nova para os investigadores do PIEP e foi o ponto de partida para mais esta inovação, que alia ciência, tecnologia e sustentabilidade em benefício do utilizador e do ambiente”, sublinha Bruno Pereira da Silva, diretor de Public Affairs e Sustentabilidade do PIEP.
As solas biomiméticas oferecem 22% menos peso, para maior leveza e conforto diário, enquanto permitem um incremento de 60% de absorção de energia, distribuindo melhor a pressão plantar e protegendo contra os impactos. Para além disso, são fabricadas a partir de materiais mais sustentáveis, incorporando bio-TPU (poliuretano termoplástico produzido a partir de materiais de derivados de fontes biológicas renováveis), contribuindo para a redução de até 8% das emissões de CO₂ e 6% na utilização de recursos fósseis.
“A nossa coleção de solas biomiméticas está a gerar entusiasmo na feira, com resultados validados e um storytelling envolvente que conquista clientes e valoriza o produto”, João Carvalho, do departamento comercial da Atlanta Steps.
A solução, que já se encontra em processo de patente internacional com o título “Sole structure for an article of footwear”, foi validada em ensaios certificados e cumpre a norma internacional ISO/TR 20880:2007 no que respeita à segurança e aderência.
Esta solução inovadora desenvolvida pelo PIEP com a Atlanta Steps e o CTCP, integra-se no projeto BioShoes4All, considerado o maior projeto de sempre da história da indústria portuguesa do calçado, que envolve um investimento de mais de 72 milhões de euros financiado pelo PRR – Next Generation EU. Este projeto reforça a competitividade internacional do cluster português e afirma o país como referência mundial na inovação sustentável do setor.













