Sogrape entra em Espanha com aquisição da Bodegas LAN

sogrape-redimensionadaA Sogrape acaba de adquirir em Espanha a empresa Bodegas LAN, uma unidade vitivinícola que, para além da operação principal na região de Rioja, onde pontifica a marca LAN, incorpora também a marca Santiago Ruiz, nas Rias Baixas, estando ainda presente nas regiões de Rueda e de Ribera del Duero.

Esta operação representa a entrada do líder português do sector num dos principais países produtores de vinho da Europa, reforçando assim a sua posição a nível internacional e enriquecendo o portefólio. “Com esta aquisição em Espanha, a Sogrape consolida o seu processo de internacionalização que, à semelhança do que já sucedera com Finca Flichman (Argentina), em 1997, Framingham (Nova Zelândia), em 2008, e Los Boldos (Chile), em 2008, passa pela presença da empresa nas regiões e origens de eleição para os consumidores, e pelo enriquecimento do seu portefólio com produtos de qualidade Premium”, lê-se no comunicado de imprensa.

Nas orientações estratégicas que a Sogrape definiu para o período de 2008-2013, «sempre esteve prevista a possibilidade de aproveitar uma oportunidade de negócio de aquisição de um player de dimensão relevante em origens seleccionadas como forma de garantir a sustentabilidade futura e reforçar a posição da companhia nos mercados prioritários», comenta Salvador Guedes, CEO da Sogrape.

Embora nos termos do contrato assinado com a Mercapital – o fundo de capital de risco espanhol que transaccionou a Bodegas LAN – os valores envolvidos no negócio sejam objecto de sigilo, o presidente da Sogrape reconhece que se trata de «um projecto ambicioso e ousado num enquadramento económico adverso», mas viabilizado pelo reconhecimento e apoio da banca portuguesa e espanhola. Nesta transacção a Sogrape teve como assessor financeiro o BBVA e como bancos financiadores o Santander Totta, o BPI e o CaixaBank (“la Caixa”).

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado