Sociedade Ponto Verde vai tirar dúvidas sobre reciclagem em escolas de todo o País

A Academia Ponto Verde, projecto educativo da Sociedade Ponto Verde, inicia este mês um roadshow, de Norte a Sul do País, no qual as escolas podem candidatar-se e tirar todas as dúvidas.

“É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”, “Podemos reciclar embalagens mesmo com restos de gordura e vestígios de comida?” ou “Os copos de papel vão para o ecoponto azul?”: é para responder a estas e outras dúvidas que ainda possam persistir que a Sociedade Ponto Verde desenhou um “tira-dúvidas” específico para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

A ação “Reciclar é na Boa” arranca, simbolicamente, no mês da Reciclagem – com o Dia Internacional a celebrar-se a 17 de Maio – para continuar a sensibilizar e a promover a literacia ambiental em contexto escolar, contribuindo para que as crianças e jovens sejam cada vez mais informados e participativos no processo da gestão de resíduos, e adoptem comportamentos mais responsáveis e boas práticas.

Está previsto, nesta primeira fase, a visita a um total de 50 escolas, de Norte a Sul do País. Cada sessão terá a duração de 45 minutos e um programa que vai permitir trabalhar conceitos ligados à Sustentabilidade, o ciclo de vida das embalagens, as vantagens da reciclagem, as regras de separação e, genericamente, abordar as boas práticas ambientais. Cada escola ficará ainda com cartazes com as regras de separação e conjuntos de ecopontos.

«Os mais jovens têm um papel crucial no futuro do planeta e a sua intervenção pode e deve começar o quanto antes. Ao levar a Reciclagem às escolas procuramos dar novas ferramentas aos alunos, mas também aos professores, para que estejam devidamente informados sobre as melhores práticas ambientais, nomeadamente as que estão relacionadas com a reciclagem de embalagens, e as possam aplicar no seu dia-a-dia. A Academia Ponto Verde tem esta componente desde a sua génese, de criar impactos positivos hoje, mas que perdurem ao longo da vida», afirma, em comunicado, Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Artigos relacionados