Smurfit Kappa promove a circularidade das suas soluções de embalagem para produzir impacto na cadeia de valor dos seus clientes
A empresa analisa os aspetos circulares dos seus produtos para promover a sustentabilidade e inovação dos seus clientes com a melhor solução para as suas cadeias de fornecimento.
A Smurfit Kappa, líder do setor de embalagens de papel e cartão canelado, trabalha tendo sempre em conta a sustentabilidade para desenhar embalagens de cartão canelado que, além de proteger o produto, tenham impacto direto e indireto em toda a cadeia de valor dos seus clientes. Fá-lo analisando todos os aspetos circulares das suas soluções, que passam por reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar, renovar e biodegradar os materiais que utiliza para o fabrico das suas embalagens e nos seus processos de produção.
Todas as embalagens da Smurfit Kappa, totalmente recicláveis e que consideram sempre os mais elevados padrões de qualidade, foram concebidas para maximizar os recursos e minimizar os resíduos. Deste modo, a empresa otimiza a utilização do material produzindo, na medida do possível, papéis de gramagem mais leve que exigem menos fibra. Além disso, 75% da matéria-prima total de que necessita é composta por fibras recicladas, renováveis e biodegradáveis de forma natural após a sua última utilização.
De igual modo, a empresa utiliza energias renováveis, como a biomassa e os resíduos orgânicos que resultam do seu processo de produção para gerar energia. Também investe em medidas que lhe permitam reduzir emissões de CO2 e conseguir uma maior eficiência energética e reutiliza a água várias vezes nos seus processos de fabrico de papel, antes de a tratar para ser devolvida à natureza até em melhores condições. Sem esquecer a reciclagem dos metais, plásticos, madeira e outros componentes que separa do papel recuperado.
Em relação à gestão florestal, a Smurfit Kappa promove a sustentabilidade das suas próprias florestas e plantações e exige aos seus fornecedores o certificado de Cadeia de Custódia das matérias-primas de que necessita, de acordo com os padrões FSC ou PEFC.
Javier Villate, Quality & Food Safety & Sustainability Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, garante que “na Smurfit Kappa não nos limitamos a conceber embalagens para os nossos clientes, mas também trabalhamos para os ajudar a reduzir a sua pegada ecológica e a fomentar a sua aposta na sustentabilidade, com embalagens que, além de proteger os seus produtos e oferecer um importante valor acrescentado às suas cadeias de fornecimento, tenham impacto num consumidor final que, cada vez mais, procura soluções que sejam recicláveis, renováveis e 100% biodegradáveis. Acreditamos num modelo integrado para lhes disponibilizar uma embalagem inovadora e de alta qualidade. E conseguimo-lo integrando a circularidade, a inovação e a inclusão através do nosso modelo de negócio circular”.
A Smurfit Kappa dispõe de um conjunto de ferramentas, tais como eSmart, SupplySmart ou Pack Expert, que a ajudam a encontrar a melhor alternativa de embalagem para os seus clientes. Além disso, em 2018 lançou a iniciativa Better Planet Packaging, que procura reduzir os resíduos provenientes das embalagens.